Pedagogia social no cárcere em busca de humanização
Keywords:
vídeo, cotidiano, táticas, narrativa, leitura, conhecimento.Abstract
O trabalho versa a respeito da Pedagogia Social desenvolvida como instrumento de inclusão social, valorização da vida, ressocialização e humanização das relações e dos sujeitos, como na Pedagogia Social realizada no Cárcere, lócus desta pesquisa desenvolvida em 2014, em oposição ao limiar da barbárie, de violências contra a dignidade e atentados á vida humana por futilidades. Realidade que nos deixa perplexos e indignados, pois falta o cumprimento das leis e mudança de postura dos sujeitos. A cada ano aumentam os crimes, a falta de contingente policial, de julgamentos que culminam com impunidade, e presídios lotados e sem condições de vida com dignidade e humanização. Problematiza se o trabalho educacional realizado pela Pedagogia Social nos cárceres do Estado do Pará realiza o processo de ressocialização e reintegração dos internos ao convívio familiar e social de maneira humanizada?. Questiona quais são os desafios e as possibilidades dos educadores que atuam nas penitenciárias do Estado?, Quais os programas educativos desenvolvidos nesses ambientes, e como se dá a participação dos internos nesses programas. Objetivou analisar se o trabalho educacional realizado junto aos internos desses cárceres atende os princípios da Pedagogia Social; quais os seus benefícios no processo de ressocialização e humanização dos mesmos, e quais os desafios e possibilidades dos educadores dos cárceres. A luz de autores como Freire, (1986; 1996; 2002; 2004); Foucault, (1978), (Gohn,(2001); Graciani,(2014); Lubiana, (2014); Silva, Neto, Moura, (2011), entre outros. Como metodologia é um estudo na perspectiva Dialética por meio de pesquisa Bibliográfica e de Campo, teve como lócus um Centro de Recuperação de presidiários. Construímos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas com internos dos cárceres atendidos pelos programas educacionais, os pedagogos e professores desses programas educacionais. Fizemos análise documental nos programas e Projeto Político Pedagógico do Cárcere, os dados foram analisados na abordagem qualitativa. Os Resultados revelam que a Pedagogia Social nesses cárceres contribui para a ressocialização e humanização dos internos atendidos ainda de maneira insipiente; os programas necessitam de ampliação, falta investimento governamental na formação e valorização dos profissionais que atuam na educação carcerária; os desafios são grandes, mas existem possibilidades. Contribuiu para reflexão e desejo de mudança dos internos; reflexão dos educadores sociais e para a nossa formação como profissionais da educação na perspectiva da Pedagogia Social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-02
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).