Conhecimento e hábitos de proteção ao sol em adolescentes: um estudo qualitativo

Autores

Resumo

Introdução: Expor-se ao sol com muita frequência e sem os cuidados necessários de proteção da pele produz consequências médicas graves como o câncer da pele A exposição ao sol de modo intermitente e intensamente até os 20 anos de idade é o principal comportamento que aumenta as chances de desenvolver melanoma. Objetivo: conhecer, por meio de um estudo transversal, descritivo e não aleatorizado, quais são os comportamentos de fotoproteção de adolescentes de uma escola de uma cidade do interior do Paraná. Resultados: constatou-se que a maioria dos entrevistados: 1) não tem clareza sobre o que é câncer de pele ou o desconhecem; 2) identificam os riscos de exposição ao sol e suas consequências negativas, mas isto não aumenta a fotoproteção e 3) tem amigos e familiares que apresentam comportamentos de risco à saúde da pele. Conclusão: 1) investimentos científicos e sociais sobre comportamentos de adolescentes sobre fotoproteção não são ainda reconhecidos como uma questão de saúde pública no Brasil e 2) é necessário mapear as especificidades das informações sobre fotoproteção que devem ser transmitidas aos adolescentes e seus familiares sobre os perigos da exposição solar excessiva ou inadequada e sobre tornar os comportamentos de proteção da pele um hábito diário.

Palavras-chaves: exposição solar; fotoproteção; comportamentos relacionados com saúde; prevenção e controle; adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Cremonez Rosa, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Análise do Comportamento

Talira Caserta Gon, Acadêmica do curso de Medicina – Centro Universitário Ingá - UNINGÁ- Maringá/PR

Curso de Medicina -  Centro Universitário Ingá - UNINGÁ- Maringá/PR

Márcia Cristina Caserta Gon, Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento

Doutora em Psicobiologia - USP/FFCLRP

Universidade Estadual de Londrina/PR

Centro de Ciências Biológicas

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento

Docente do Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento

Downloads

Publicado

2020-11-02