Notificação compulsória em Hospital comunitário. Análise da Vigilância Epidemiológica da Dengue
Resumo
Introdução: Atualmente, a dengue é considerada a arbovirose mais importante do mundo. Sendo assim, o trabalho teve por objetivo analisar as características epidemiológicas da dengue no Hospital das Forças Armadas do Distrito Federal (HFA-DF), nos anos de 2010 e 2011.
Metodologia: Estudo epidemiológico retrospectivo, a partir das fichas de investigação e notificação compulsória dos casos de dengue atendidos e notificados no HFA, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2011. Foram analisadas as características sócio-demográficas dos pacientes e dados gerais da doença. Procedeu-se análise comparativa entre os anos de abrangência do estudo, e também com os dados do DF, para o mesmo período.
Resultados: Foram notificados 458 casos de dengue no HFA-DF nos anos analisados. Em 2010, os primeiros sintomas da doença foram mais frequentes em março, enquanto setembro foi o mês de maior destaque no ano seguinte. Militares foram os mais acometidos pela doença (43,54% das notificações em 2010 e 33,73% em 2011). Cruzeiro e Asa Norte somam 27,75% dos casos de dengue notificados em 2010, e 28,92%, no ano seguinte.
Discussão: No DF, houve significativa diferença no número de casos notificados entre os anos do estudo, fato explicado pelo surto de dengue ocorrido na região, em 2010; no HFA, houve comportamento contrário, tendo o último ano apresentado quantidade maior de notificações. Apesar disso, foi significativa a redução no número de casos confirmados, o que é atribuído à consequente preocupação instaurada em tempos que sucedem os surtos, bem como à melhora da metodologia de busca ativa no HFA, a partir de 2010.
Conclusão: Os pacientes caracterizam-se por ser, em sua maioria, do sexo masculino, adultos, raça branca ou parda, militares e residentes no Cruzeiro ou Asa Norte. Também se destaca a importância do estímulo à educação continuada no que diz respeito ao preenchimento das fichas de notificação compulsória.