Degeneração macular relacionada com a idade: uma revisão bibliográfica

Iasmin Côrtes Mânica Teles, Gustavo Henrique Campos de Sousa, Julia Amorim Cruz, Gabriel Alvarenga Beckmann, Dhouglas Diniz Mota, Denise Prado de Alvarenga

Resumo


A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma patologia ocular degenerativa que acomete a mácula e compromete a visão central, sendo uma das principais causas de cegueira na população idosa mundial. O número de idosos no mundo está aumentando e com isso aumenta a prevalência do acometimento visual pela DMRI, tornando-a um problema de saúde pública. Sabe-se que a DMRI é multifatorial e relaciona-se com diversos fatores de risco, sendo vários deles modificáveis, os quais, a cada dia, se tornam o alvo terapêutico para o tratamento da DMRI.

A necessidade de tratamentos eficazes para prevenir a progressão da DRMI atrófica torna-se fundamental a cada ano pois prevê-se que a prevalência desta patologia duplique nas próximas décadas. A melhor estratégia para tratar a DMRI continua sendo a profilaxia, baseada na mudança de hábitos de vida, controle da hipertensão arterial sistêmica e a cessação do tabagismo.


Texto completo:

PDF