Relato de Caso de uma Paciente Com Carcinoma Neuroendócrino Primário de Mama Assistida no Hospital de Base do Distrito Federal.

Nayara Santos Soares, Ana Carolina de carvalho Almeida Boson, Camila da Gama Campos, Júlia de Souza Araújo, Rafaella Britto, Fabiane Kellem O. Santos Cesario

Resumo


O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo mundo totalizando cerca de 520 mil mortes ao ano. É a segunda causa de morte por câncer em países desenvolvidos, atrás do câncer de pulmão. A cada ano 1,6 milhões de mulheres são diagnosticadas no mundo com a neoplasia. Segundo o INCA: Este câncer é a segunda causa de morte por doença no Brasil, precedido apenas pelas doenças cardiovasculares. Dada a relevância do tema, descrevemos o caso de uma paciente de 64 anos portadora de carcinoma neuroendócrino de mama diagnosticado em outubro de 2014 por meio de core biopsy da lesão nodular; foi submetida à mastectomia total direta e esvaziamento axilar ipsilateral. No estudo imunoistoquímico da peça cirúrgica, o resultado apresenta positividade para os anticorpos AE1/AE3, CERB-B2 negativo, receptores de estrogênio e progesterona negativos e Ki67 de 20% de atividade das células neoplásicas.

Texto completo:

PDF