Burnout: fatores de riscos em uma unidade militar

Autores

  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Enfermeiro, Pós-Graduando, Saúde do Idoso e Gerontologia pela Faculdade Unyleya.
  • Cláudia Ribeiro de Vasconcelos Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade Uniandrade.
  • Denecir de Almeida Dutra Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade Uniandrade.

Resumo

Objetivo: Evidenciar possíveis fatores de riscos préditores ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout (SB) em profissionais da saúde, civis e militares, em uma unidade militar de saúde de médio/grande porte na cidade de Curitiba-PR. Métodos: Estudo de corte transversal, epidemiológico de caráter quantitativo e exploratório de natureza intervencionista. Aplicou-se um questionário/instrumento que mensura fatores de riscos que englobam aspectos fundamentais relacionado ao trabalho. Resultados e Discussões: Tratou-se de investigar fatores de riscos associados a 162 profissionais participantes do estudo desenvolvido no mês de outubro de 2015, compõem as amostras, militares N 71 (46%) e civis N 91 (54%). As interfaces entre os fatores de riscos, organizacional, individual, laboral e social, evidenciou o apontamento para ambos profissionais, quanto excesso de normas, observou-se, ainda, estarem em controle perante as atividades laborais, falha na comunicação, um leve acúmulo de tarefas, dificuldade com o ambiente estrutural, em sua maioria empática, otimista, comprometida, porém controladores, negativos e inseguros, encontrando-se desvalorizados perante a sociedade. Conclusão: É de extrema relevância combater os fatores relacionados a ambos os profissionais, assim evitando o surgimento da SB, visando o bem-estar destes profissionais, evidenciando o papel de gestão do profissional enfermeiro e aos militares no subcampo da enfermagem do trabalho e de saúde mental.

Palavras-Chave: Síndrome de Burnout; Fatores de Risco; Enfermagem em Saúde Mental; Enfermagem do Trabalho; Segurança Pública.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Enfermeiro, Pós-Graduando, Saúde do Idoso e Gerontologia pela Faculdade Unyleya.

Enfermeiro, Pós-Graduando, Saúde do Idoso e Gerontologia pela Faculdade Unyleya.

Cláudia Ribeiro de Vasconcelos, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade Uniandrade.

Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão IBPEX  e Saúde Mental pela AVM Faculdade Integrada, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade Uniandrade.

Denecir de Almeida Dutra, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade Uniandrade.

Geógrafo, Doutor em Geografia da Saúde pela Universidade Federal do Paraná UFPR, Docente no Departamento de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade Uniandrade.

Downloads

Publicado

2017-06-17