Experiência de portfólio reflexivo como avaliação e vivência em saúde: um relato de internato longitudinal na graduação em medicina
Resumo
Objetivo: Compreender o protagonismo do estudante de medicina, figurado através de experiência de inserção longitudinal na rede de saúde local, baseado em relato reflexivo de experiência. Fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade e qualificar a rede de saúde, produzindo ambiente resolutivo para aprendizagem, com foco na integração dos três níveis de Atenção do SUS e na aprendizagem clínica a partir de estratégias de treinamento em serviço. Também, promover aproximação e intervenção sobre os processos de trabalho dos profissionais de saúde, resultando em ações efetivas de ensino, pesquisa e assistência, de forma integrada com os serviços de saúde e a comunidade. Método: O processo metódico foi estruturado a partir da ferramenta Portfólio Reflexivo, sendo parte de processo avaliativo. Além disso, e considerando um processo formativo qualitativo, teve-se uma diversidade de práticas nos equipamentos de saúde. Resultados: A partir da análise reflexiva das competências e habilidades projetadas e adquiridas em campo, possibilitou--se entender o processo de trabalho como elemento formativo, potencializando a visão generalista, humanista e ética na prática médica atual e no futuro profissional. Ainda, aproximação com as residências médicas dos municípios do interior potiguar e maior articulação entre a Universidade e os municípios. Conclusão: Partindo-se do pressuposto de que a saúde é resultado de práticas educativas em suas diferentes dimensões, percebem-se as dificuldades, impactos das gestões e as resolutividades na atenção à saúde. O portfólio reflexivo como ferramenta de avaliação e mensuração das competências, habilidades e atitudes expõe aspectos práticos da Medicina e a interrelação no fluxo da rede de saúde.