Experiência de portfólio reflexivo como avaliação e vivência em saúde: um relato de internato longitudinal na graduação em medicina

Autores

  • Thiago Dantas Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Stella Beatriz Rodrigues Pinto de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Objetivo: Compreender o protagonismo do estudante de medicina, figurado através de experiência de inserção longitudinal na rede de saúde local, baseado em relato reflexivo de experiência. Fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade e qualificar a rede de saúde, produzindo ambiente resolutivo para aprendizagem, com foco na integração dos três níveis de Atenção do SUS e na aprendizagem clínica a partir de estratégias de treinamento em serviço. Também, promover aproximação e intervenção sobre os processos de trabalho dos profissionais de saúde, resultando em ações efetivas de ensino, pesquisa e assistência, de forma integrada com os serviços de saúde e a comunidade. Método: O processo metódico foi estruturado a partir da ferramenta Portfólio Reflexivo, sendo parte de processo avaliativo. Além disso, e considerando um processo formativo qualitativo, teve-se uma diversidade de práticas nos equipamentos de saúde. Resultados: A partir da análise reflexiva das competências e habilidades projetadas e adquiridas em campo, possibilitou--se entender o processo de trabalho como elemento formativo, potencializando a visão generalista, humanista e ética na prática médica atual e no futuro profissional. Ainda, aproximação com as residências médicas dos municípios do interior potiguar e maior articulação entre a Universidade e os municípios. Conclusão: Partindo-se do pressuposto de que a saúde é resultado de práticas educativas em suas diferentes dimensões, percebem-se as dificuldades, impactos das gestões e as resolutividades na atenção à saúde. O portfólio reflexivo como ferramenta de avaliação e mensuração das competências, habilidades e atitudes expõe aspectos práticos da Medicina e a interrelação no fluxo da rede de saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Dantas Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente. Curso de Medicina. Escola Multicampi de Ciências Médicas – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN).

Stella Beatriz Rodrigues Pinto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda. Médica Nefropediatra. Docente do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN).

Downloads

Publicado

2018-02-27