Efeito modulador da pimenta bode (Capsicum chinense) por meio do teste para detecção de tumores epiteliais em Drosophila melanogaster

Autores

  • Hanne Saad Carrijo Tannous Centro Universitário de Patos de Minas
  • Tamiris Alves Menezes Bernardes Centro Universitário de Patos de Minas
  • Priscila Capelari Orsolin Centro Universitário de Patos de Minas

Resumo

Objetivo: Analisar o efeito modulador do extrato da pimenta bode por meio do teste para detecção de tumores epiteliais (ETT) em Drosophila melanogaster. Métodos: O tratamento das larvas foi realizado com três concentrações de extrato da pimenta bode, sendo elas 0,5%, 1% e 2%, utilizadas isoladamente ou em associação à doxorrubicina, além dos controles positivo e negativo. Resultados e Conclusão: O teste para a detecção de clones de tumores epiteliais em D. melanogaster permitiu identificar a propriedade moduladora da pimenta bode sobre a ação carcinogênica da DXR. Além disso, foi observado efeito dose dependente em relação às reduções nas frequências tumorais e as concentrações analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanne Saad Carrijo Tannous, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduada em Medicina

Tamiris Alves Menezes Bernardes, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduada em Medicina

Priscila Capelari Orsolin, Centro Universitário de Patos de Minas

Possui doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Mestrado em Genética e Bioquímica também pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006). Tem experiência em docência no Ensino Superior e em pesquisas na área de Genética, como ênfase em mutagênese e carcinogênese. Trabalha com metologias ativas de ensino aprendizagem nos cursos de Medicina e Odontologia do UNIPAM, onde coordenada a Comissão de Avaliação. No curso de Odontologia coordena também a Comissão de Planejamento.

Downloads

Publicado

2020-09-20