A interdisciplinaridade e o aprendizado baseado em problemas no ensino da anatomia humana

Diego Freitas Félix, Ledymara Cunha dos Santos Félix, Carlos Magno Queiroz da Cunha, Giovanni Troiani Neto, Rui Colares Junior

Resumo


A Anatomia Humana é uma das disciplinas que compõem o ciclo básico da graduação médica, promovendo o desenvolvimento inicial de habilidades clínicas. Contextualizando o ensino da anatomia com o uso de temas da ortopedia aplicados na aprendizagem baseada em problemas (PBL, do inglês Problem-Based Learning), avaliamos o uso casos clínicos ortopédicos na facilitação de aprendizagem da anatomia do sistema locomotor (ASL). Foi feito estudo observacional com abordagem quantitativa em alunos da disciplina de ASL, com preenchimento de questionário padronizado em escala Likert. Observamos que a maioria dos alunos  reconhecem a importância da da ASL na formação médica e do uso de casos clínicos, porém 22% acreditam que a semiologia ortopédica sobrecarrega a disciplina, devendo ser ensinada apenas no módulo de Ortopedia. Apesar das vantagens na consolidação de conhecimentos das metodologias ativas, em disciplinas do ciclo básico sua utilização exclusiva não é ideal, devendo o ensino da ASL ocorrer com a presença de aulas expositivas associadas às atividades práticas contextualizadas contribuindo também para o ensino da ortopedia na graduação.


Texto completo:

PDF