Prevalência e fatores associados aos transtornos mentais menores entre estudantes de medicina

Douglas Schettini Andrade, Elier de Oliveira Ribeiro Júnior, Gersica Ferreira Camilo, Isabella Larissa Severo Rocha, Thaís de Brito Caldeira, Lorena Souza Silva

Resumo


Objetivo: Investigar a prevalência e os fatores associados aos Transtornos Mentais Menores (TMM) entre estudantes do ciclo básico do curso de medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) em Ponte Nova/MG. Método: Estudo descritivo transversal de amostra representativa de discentes regularmente matriculados no ciclo básico do curso de medicina durante o segundo semestre de 2017 na referida instituição. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados dois questionários auto analisáveis e anônimos: o primeiro, o Self-Report Questionnaire (SRQ-20), foi aplicado para o rastreamento dos Transtornos Mentais Menores e o segundo aplicado para investigação dos aspectos socioeconômicos, psicossociais e acadêmicos dos discentes, além de aspectos relacionados à busca por assistência psicológica. Resultados: A análise dos resultados foi realizada por meio da análise descritiva dos dados e indicou prevalência de 46,6% de TMM entre os avaliados. Aspectos como: ter dificuldades de realizar laços sociais, falta de adaptação à nova cidade, falta de apoio emocional, sentimento de pressão e sobrecarga acadêmica foram alguns dos pontos relacionados às maiores prevalências de TMM entre os estudantes avaliados, que em sua maioria não buscam apoio psicológico apesar da oferta desse tipo de assistência na instituição. Conclusão: Observamos uma alta prevalência de TMM entre os discentes avaliados e a relação de fatores psicossociais e acadêmicos na ocorrência desses transtornos. Tal cenário aponta para a necessidade de as escolas médicas avaliarem como os estudantes de medicina lidam com os fatores desencadeadores de TMM no período de sua formação profissional, afim de que possam subsidiar medidas de suporte para a minimização das tensões pessoais e acadêmicas destes discentes.

Texto completo:

PDF