Atitudes de estudantes de medicina frente às terapias alternativas e complementares

Autores

  • Julia Coimbra Silveira Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Sebastião Vieira Dias Júnior Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Thaís Cezar Siqueira Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Lorena Souza Silva Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Resumo

Objetivo: Investigar a atitude dos estudantes do curso de medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga em Ponte Nova/MG, frente às Terapias Alternativas e Complementares (TAC). Método: Estudo descritivo transversal realizado com discentes regularmente matriculados no ciclo básico do curso de medicina durante o segundo semestre de 2017 na referida instituição. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários auto analisáveis e anônimos: o Complementary and Alternative Medicine Health Belief Questionnaire (CHBQ), para rastreamento das atitudes dos alunos frente às TAC, e um questionário para investigação do conhecimento a respeito das TAC, da abordagem em sala de aula, interesse em aprender e disposição em recomendar as terapias a familiares e pacientes. Resultados: Foi observada uma atitude positiva dos discentes frente às TAC. A maioria das TAC apresentadas eram conhecidas, destacando-se a fitoterapia, orações, chás caseiros, benzedeiras, acupuntura, ioga e os tratamentos espirituais. Sete das treze terapias relacionadas tiveram porcentagem de abordagem em aula entre 20% a 30% e mesmo a abordagem sendo baixa, mais de 50% dos discentes afirmaram ter interesse em aprender sobre onze das treze terapias apresentadas, sendo maior o interesse por acupuntura, ioga e fitoterapia. Mais de 50% dos discentes recomendam o uso de acupuntura, homeopatia, fitoterapia, ioga, chás caseiros, orações e tratamento espirituais por pacientes e familiares. Conclusão: Os resultados demonstraram que apesar da abordagem das TAC não constituírem matérias obrigatórias nos currículos de graduação, há uma atitude fa­vorável dos discentes com relação à elas, interesse em aprender e recomendação de uso, tornando-se relevante discussões sobre a temática no âmbito acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Coimbra Silveira, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Acadêmica do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

Sebastião Vieira Dias Júnior, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Acadêmico do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

Thaís Cezar Siqueira, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Acadêmica do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

Lorena Souza Silva, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Coordenadora de Pesquisa e Professora Adjunta do Curso de Medicinada Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

Downloads

Publicado

2019-07-21