Meningite em Brasília DF – Período 2007 – 2017 – Abordagem Epidemiológica

Autores

  • Edgard Albernaz Xavier Uniceplac
  • Marcos Masini Uniceplac

Resumo

Objetivo: Evidenciar o perfil epidemiológico de meningite no Distrito Federal entre os anos de 2007 a 2017. Método: Foi realizado um estudo transversal, com abordagem quantitativa e informações atreladas à base de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Resultados: Foram analisados 1.555 casos registrados no período, sendo 57,8% homens e 42,2% mulheres. Os menores de 1 ano são os mais acometidos com 25% do total. No quesito etiologia, a mais constatada foi a não especificada (34,3%), seguida de meningite por outras bactérias (19,1%) e viral (10,8%), respectivamente.  Em relação ao desfecho dos casos, 1.138 receberam alta e 234 vieram a óbito pela doença. Conclusão: Constatou-se, em consonância com a literatura, que os homens são mais acometidos, assim como, a população mais afetada é a de crianças com idade inferior a 1 ano. A alta incidência de casos com agente etiológico não especificado mostra que os métodos laboratoriais e diagnósticos devem ser aprimorados.

Biografia do Autor

  • Edgard Albernaz Xavier, Uniceplac
    Acadêmico de medicina em Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, UNICEPLAC, Brasil.
  • Marcos Masini, Uniceplac
    Doutor em medicina (Neurocirurgia) (Conceito CAPES 3). Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil; Mestre em medicina (Neurocirurgia) (Conceito CAPES 3). Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Meningite em Brasília DF – Período 2007 – 2017 – Abordagem Epidemiológica. (2020). Revista De Medicina E Saúde De Brasília, 8(3). https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/11098