COMUNICAÇÃO, ECONOMIA CRIATIVA e ESTRATÉGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MANAUS
Resumo
Este artigo traz o tema Comunicação Organizacional e Economia Criativa com o objetivo de analisar como a comunicação e o desenvolvimento de ações criativas contribuem e são utilizadas de forma estratégica, no desempenho organizacional de uma Instituição de Ensino Superior em Manaus, no período da Pandemia COVID-19. Com o rápido crescimento do ensino superior no Brasil nos últimos anos, as IES perceberam que precisavam de estratégias e ações diferenciadas para manter seus alunos e ainda, para conquistar novos alunos, visando sua própria sustentabilidade. Assim, emergiu a seguinte situação problema: Como o processo de comunicação associado à economia criativa pode contribuir no desempenho de uma IES, em meio a pandemia COVID-19? Buscou-se analisar a percepção dos alunos com relação à comunicação organizacional atrelada à economia criativa na IES em que estudam. Assim, partindo das premissas de Bourdieu (2007), Kunsch (2008) e Kotler e Fox (1994), foi realizado um levantamento bibliográfico. Quanto a abordagem, optou-se por uma pesquisa qualitativa. O procedimento para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online estruturado, encaminhado para um total de 230 alunos da IES objeto do estudo, que teve o início de suas atividades acadêmicas há menos de 5 anos em Manaus/AM. Com os resultados, foram indicados pontos de atenção para a gestão, considerados importantes pelos respondentes, demonstrando, inclusive, o que pode levá-los a abandonar a IES. Também foi detectado que a maioria considera boa a comunicação da IES, mas que sempre pode ser melhoradaDownloads
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Publicado
2021-08-04
Como Citar
Barreto, L. K. da S., Novo, V. C., & Fernandes, L. T. (2021). COMUNICAÇÃO, ECONOMIA CRIATIVA e ESTRATÉGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MANAUS. Anais Do Interprogramas Secomunica, 5. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/13244
Edição
Seção
Artigos