ASSOCIAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA E AS PREOCUPAÇÕES DOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

Autores

  • Rafael Assalim Vilela Universidade Estadual de Londrina
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i2.5344

Resumo

O processo de socialização profissional, normalmente iniciado durante a realização dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), possui o importante papel de mediar os conteúdos adquiridos durante o curso de graduação com a atuação profissional. Apesar de imprescindível para o momento de socialização, os ESO podem estar atrelados à preocupações, incertezas e inseguranças por parte dos estudantes-estagiários. Desta forma os objetivos da investigação foram: identificar as preocupações existentes entre estudantes-estagiários que realizavam ESO no Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina e analisá-las conforme a faixa etária dos sujeitos. Para tanto, realizou-se um estudo Delphi composto por dois momentos de coleta de dados. O primeiro momento buscou identificar as preocupações dos discentes que realizavam o ESO por meio de um questionário aberto, o qual foi analisado pela técnica de analise do conteúdo. O segundo momento buscou confirmar os temas abordados pelos discentes no primeiro momento da coleta de dados através de um instrumento construído, onde as questões apresentavam uma escala likert de concordância. Após a identificação das preocupações e confirmação dos itens avaliou-se o nível de preocupação conforme a faixa etária dos discentes através do teste Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados evidenciaram a existência de preocupações associadas à Teoria de Fuller, principalmente nas dimensões Consigo e Tarefa, além disso, os estudantes demonstram preocupações com a Aprendizagem e com o Contexto do ESO. Em relação ao nível de preocupação considerando a faixa etária, constatou-se que os discentes mais jovens são mais preocupados, principalmente nos indicadores das dimensões Contexto e Impacto da Tarefa. Este fato pode estar atrelado à falta de experiências por parte dos acadêmicos mais jovens frente às atividades laborais desenvolvidas durante o ESO.

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Biografia do Autor

Rafael Assalim Vilela, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná Mestrando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado Pleno em Educação Física e Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde pela UNIOESTE Mestre e Doutor em Educação Física pela UFSC Professor do Departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte da UEL

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigo Original