ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO

Luana Maciel da Silva, Anita Falk Giuliano, Flávio Antônio de Souza Castro

Resumo


O aprendizado de técnicas de outras modalidades aquáticas pode servir como estratégia para desenvolver maior domínio do meio aquático. O Eggbeater (EB) é uma técnica que permite sustentação e deslocamento na posição vertical no meio aquático. O objetivo geral deste estudo foi analisar, de modo qualitativo, a técnica de EB antes e após intervenção. O EB foi ensinado nas aulas de natação de 15 crianças adaptadas ao meio aquático. Cinco variáveis para boa técnica de execução de EB foram analisadas: movimento circular, distância entre os joelhos, estabilidade, movimento alternado e sincronismo. As crianças obtiveram melhora significativa em quatro das cinco variáveis quando comparados os momentos pré e pós-intervenção. De modo geral, as crianças melhoraram a técnica de execução do EB.

Palavras-chave


Meio aquático. Sustentação. Intervenção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v24i2.6187

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement