VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Maria Cecília Marinho Tenorio Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Miranda Tassitano Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gabriel Gustavo Bergmann Universidade Federal do Pampa
  • Marília de Carvalho Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i4.9300

Resumo

A Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcinar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo validar o Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para participação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente ? de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 59,1% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil.

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Biografia do Autor

Maria Cecília Marinho Tenorio, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2002), Especialista em doenças cronicas degenerativas pela Universidade de Pernambuco (2003), Mestre em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco(2007) e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de Pernambuco (2014). professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco­ UFRPE, no Departamento de Educacao Fisica desde 2010 e atualmente professora permanente do Programa de Mestrado em educação Física da Universidade federal de Pernambuco ­UFPE. Tem experiência em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e inclusão social no qual participa de uma equipe colaboradora, com atuação regional (PE, AL e SE), com foco no esporte educacional e desenvolvimento humano, para os Programas Segundo Tempo (Ministério do Esporte) e o Esporte da Escola (Ministério da Educação). É sócia ­fundadora da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Promoção da Saúde de crianças e adolescentes, atuando principalmente nos seguintes temas:educação física escolar, atividade física, esporte educacional e epidemiologia da atividade física

Rafael Miranda Tassitano, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2004), mestre em Hebiatria (Determinantes da saúde do adolescente) pela Universidade de Pernambuco (2007) e doutor em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Desde 2008 é docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no qual foi coordenador de curso e diretor de departamento. Atualmente é Adjunto III e membro titular do Conselho Editorial da UFRPE para a área de Ciências da Saúde. É docente permanente do Programa Associado de Mestrado e Doutorado em Educação Física da UPE/UFPB na linha de Epidemiologia da Atividade Física, no qual tem exercido o papel de professor, orientador e de coordenador/ colaborador em projetos de pesquisa com financiamento da FACEPE e CNPQ. Tem experiência em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e inclusão social no qual coordena desde 2008 uma equipe colaboradora com atuação regional (PE, AL e SE), com foco no esporte educacional e desenvolvimento humano, para os Programas Segundo Tempo (Ministério do Esporte) e o Esporte da Escola (Ministério da Educação). É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e foi editor associado (2015 - 2018) da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS). Durante o mestrado foi consultor técnico do SESI para o relatório do Programa Lazer Ativo. Tem mais de 10 anos de experiência na área da Educação Física, com ênfase na Atividade Física e Saúde, Esporte e Inclusão Social. Em 2014 recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese

Gabriel Gustavo Bergmann, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestre (2006) e doutor (2009) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência (GPAFSIA). Possui experiência na área de Pesquisa em Atividade Física, Aptidão Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, aptidão física, estilo de vida e saúde de crianças e adolescentes

Marília de Carvalho Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), obteve o título de Mestre em Pediatra na Universidade Federal de Pernambuco (1979), MSc in Mother and Child Health no Institute of Child Health da Universidade de Londres (1988) e PhD em Nutrição na London School of Hygiene and Tropical Medicine na Universidade de Londres (1995). Atualmente é Professora Titular na Disciplina de Neonatologia e Puericultura do Departamento Materno Infantil e Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e da Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenou a Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente-UFPE nos períodos de 2003 a 2007 e 2011 a 2013. Tem experiência nas áreas de Epidemiologia Nutricional e Crescimento e Desenvolvimento Infantil.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigo Original