Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Comunicologia recebe contribuições de mestres e doutores. Submissões de mestrandos serão avaliadas, desde que em coautoria com mestres ou doutores.

Requisitos para submissão:

  • o texto deve ser inédito no Brasil e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico. Em casos de textos previamente publicados em anais de eventos, esta informação deve constar na submissão;
  • todo material submetido deve seguir o Template de submissão, onde constam instruções detalhadas sobre a formatação, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • são aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol. Título, resumo e palavras-chave devem ser informados na língua original e nas outras duas;
  • os artigos devem apresentar uma extensão de 30.000 a 50.000 caracteres com espaços, incluindo resumos e referências;
  • as resenhas devem ter de 3.500 a 5.000 caracteres com espaços e devem incluir título, resumo e palavras-chave;
  • as entrevistas devem ter de 5.000 a 25.000 caracteres com espaços e devem incluir título, resumo e palavras-chave;
  • as imagens digitais (fotos, gráficos e tabelas) devem ser inseridas nos textos. Os títulos, legendas e fontes devem acompanhas as imagens inseridas nos textos, conforme instruções contidas no template de submissão;
  • os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como o que se refere ao uso de imagens.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Pareceristas não têm conhecimento de quem sejam os autores, pois esse tipo de informação só é conhecida pelo editor científico.

O rol de pareceristas da edição não são mencionados no Expediente, devido à hipótese de haver cruzamento entre temas, autores e pareceristas, sejam eles permanentes ou ad hoc.