Avaliação comparativa entre terapias radiculares periodontais, convencional e laser Er:YAG, sobre a resposta de tecido conjuntivo subcutâneo de ratos

Autores

  • Eric Jacomino Franco Universidade Católica de Brasília
  • Sebastião Luiz Aguiar Greghi
  • Gerson Francisco de Assis

Resumo

FRANCO, Eric Jacomino, GREGHI, Sebastião Luiz Aguiar, ASSIS, Gerson Francisco de. Avaliação comparativa entre terapias radiculares periodontais, convencional e laser Er:YAG, sobre a resposta de tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. Oral Sci., mai./ago. 2005, vol.1, no.1, p.35-42.

 

O uso do laser de Er:YAG têm sido proposto como uma alternativa ou adjunto à terapia mecânica radicular periodontal. Entretanto, a influência da irradiação deste laser nas superfícies radiculares ainda não está totalmente clara. Com o objetivo de avaliar os efeitos do laser de Er:YAG, utilizou-se a resposta tecidual decorrente da implantação de fragmentos radiculares, em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos, por períodos de 7, 14 e 28 dias, comparado com terapias convencionais. Os grupos de tratamento foram: grupo 1- laser de Er:YAG com 60mJ, 10pps, por 15 s. ; grupo 2- laser de Er:YAG com 100mJ, 10pps, por 15 s. ; grupo 3- raspagem e alisamento radicular e aplicação de ácido cítrico com tetraciclina, por 3 min. e grupo 4- raspagem e alisamento radicular. Os resultados das análises histológica e morfométrica mostraram maior número de células inflamatórias, no grupo 4, no período de 7 dias, comparado aos demais grupos. Observou-se fibras colágenas aderidas as superfícies radiculares nos grupos 1, 2 e 3, indicando maior biocompatibilidade comparado ao grupo 4, que demonstrou característica de encapsulamento fibroso, observado também nos períodos de 14 e 28 dias. Os protocolos utilizados neste trabalho demonstraram resultados favoráveis, sendo que o laser de Er:YAG pode representar uma alternativa na terapia radicular periodontal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Jacomino Franco, Universidade Católica de Brasília

School of Dentistry

Endodontics and Comprehensive Dental Care Courses

Genomic and Biotechinology Post Graduation Course

Universidade Católica de Brasília

Downloads

Edição

Seção

Pesquisa Científica Original