A CAPACIDADE PREDITIVA DE INDICADORES DE COMPOSIÇÃO CORPORAL, APTIDÃO AERÓBIA E COORDENAÇÃO MOTORA SOBRE A ATENÇÃO E FUNÇÃO EXECUTIVA EM CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS

Autores

  • Rafaello Pinheiro Mazzoccante Universidade Católica de Brasília Centro Universitário UNIEURO
  • Hugo Luca Corrêa Universidade Católica de Brasília
  • Beatriz Raquel Castro de Sousa Centro Universitário UNIEURO
  • Ioranny Raquel Castro de sousa Universidade Católica de Brasília Centro Universitário do DF - UDF
  • Heitor Siqueira Ribeiro Universidade Católica de Brasília
  • Aparecido Pimentel Ferreira Faculdades Integradas Promove de Brasília, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP.
  • Gislane Ferreira de Melo Universidade Católica de Brasília, Mestrado e Doutorado em EdFisica.

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.10094

Resumo

Verificar a associação e indicadores de predição do desempenho atencional e função executiva frente as variáveis antropométricas, aeróbias e motoras de crianças. Métodos: 351 estudantes com idades entre 6 a 11 anos, alunos de três escolas, duas da rede privada e uma pública situadas no Distrito Federal. Os pesquisadores realizaram 3 visitas para aplicação dos instrumentos de pesquisa, realizados de forma randomizada, sendo determinadas por sorteios. Os instrumentos de pesquisa foram aplicados dentro das dependências da escola, divididos em três blocos: 1) teste de atenção por cancelamento e teste de trilhas A e B (aplicados de forma coletiva); 2) testes de capacidade aeróbia Intermittent Recovery Test – level 1 (Yo-Yo); 3) anamnese, composição corporal e o teste Körperkoordination für Kinder (KTK). Resultados: A competência motora ?70,5 e ?69,45 escores mostrou-se preditora da atenção (área=0,63; IC=0,55-0,70) e função executiva (área=0,86; IC=0,82-0,90), respectivamente e estes indicadores representam 2,52 e 8,41 vezes mais chances de acontecerem em comparação as crianças que obtiveram menor valores de escore motor. A circunferência da cintura apresentou-se como um bom preditor da atenção (área=0,68; IC=0,61-0,76), e função executiva (área=0,61; IC=0,53-0,58), desta forma, as crianças com circunferência da cintura ? 63,5 e ? 69,5 apresentaram uma proporção de 60 a 28% maior de chances de alcançarem maiores valores de atenção e função executiva respectivamente. O percentual de gordura corporal também demonstrou capacidade de preditiva da atenção (?27,7% área=0,61; IC=0,53-0,68) e função executiva (?25,8% área=0,62; IC=0,56-0,69). Conclusão: a circunferência da cintura, percentual de gordura corporal e coordenação motora destacaram-se por apresentarem capacidade preditiva sobre o desempenho da atenção e FE. Ademais, a coordenação motora e circunferência da cintura podem ser utilizadas como indicadores de risco ou performance da atenção e FE em crianças de 6 a 11 anos.

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Biografia do Autor

Rafaello Pinheiro Mazzoccante, Universidade Católica de Brasília Centro Universitário UNIEURO

Formado em Licenciatura e Bacharel em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2011), possui especialização em em Reabilitação cardíaca e grupos especiais (2013) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2014) e cursando o Doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília

Hugo Luca Corrêa, Universidade Católica de Brasília

Professor de Educação Física, licenciado pela Universidade Católica de Brasília, com foco na área de pesquisa (Atual). Membro do Grupo de Estudo em Informação e Multimídia da Educação Física e Esportes - GEIMEFE do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (2º/2016). Membro do grupo de pesquisa Operação Vibração Corpo Inteiro: Estudo Clínico sobre os Efeitos da Plataforma Vibratória sobre Diferentes Sistemas Corporal (Atual). Diretor de Cultura do Centro Acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (1º/2016). Estagiário na escola de ensino bilíngue canadense infantil e fundamental, Maple Bear Canadian school (1º/2016). . Estagiário Voluntário no Laboratório de Avaliação Física e Trabalho do curso de Educação Física da Universitária Católica de Brasília (2º/2015). Membro do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício e Saúde- GEFES (Atual). Bolsista pelo programa de Iniciação Científica FAP-DF (Atual).

Beatriz Raquel Castro de Sousa, Centro Universitário UNIEURO

Aluna do 6 semestre do curso de Licenciatura em Educação Física

Ioranny Raquel Castro de sousa, Universidade Católica de Brasília Centro Universitário do DF - UDF

Graduada (Prouni) em Educação Física - Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Educação Física - UCB (CAPES-5). Estudante de Doutorado em Educação Física - UCB (CAPES-5). Atua como docente no curso de Educação Física do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF nas disciplinas de Estágio supervisionado (I, II e III), Educação Física e lazer, Competências da Educação Física escolar, Educação Física no Ensino médio, Educação Física no ensino fundamental e Educação Física no ensino infantil, e atualmente é Supervisora do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Educação Física. Professora efetiva na SEDF.

Heitor Siqueira Ribeiro, Universidade Católica de Brasília

Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), mestrando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB) com bolsa PROSUP/CAPES e membro do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício e Saúde (GEFES). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa relacionados ao treinamento de força e respostas agudas cardiovasculares em pacientes com doença renal crônica.

Aparecido Pimentel Ferreira, Faculdades Integradas Promove de Brasília, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP.

Formado em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, possui Especialização em Treinamento Desportivo - Faculdade Assis Gurgacz, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP da Faculdade ICESP de Brasília. Coordenador Nacional do Núcleo de Avaliação Qualidade e Estratégia - NAQUE da Rede SOEBRAS. Líder do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício e Saúde - GEFES. Tem experiência na área de Treinamento Desportivo, Avaliação Funcional, Fisiologia Humana e do Exercício e Atividade Física para Populações Especiais (cardiopatas, diabéticos, obesos, hipertensos, idosos). Atua principalmente nas áreas: Adaptações agudas e crônicas do exercício físico nos aspectos de saúde e desempenho em diferentes populações. Influência do exercício físico no perfil funcional, bioquímico, inflamatório e imunológico em idosos com e sem síndrome da fragilidade. Efeito do exercício físico intra e entre-dialítico sobre parâmetros clínicos, funcionais e de qualidade do sono em pacientes com insuficiência renal crônica.

Gislane Ferreira de Melo, Universidade Católica de Brasília, Mestrado e Doutorado em EdFisica.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2002) e doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atualmente é Coordenadora do Programa Stricto Sensu em Educação Física da UCB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, idosos, atletas, construtos psicológicos, psicometria, gênero

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Publicado

2020-07-28

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Seção

Artigo Original