OS ESTUDOS DE GÊNERO E MASCULINIDADE E SEUS REFLEXOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p146-156

Autores

  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vanessa Silva Pontes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro Universidade Gama Filho
  • Tânia Mara Vieira Sampaio UCB - Universidade Católica de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i1.4865

Resumo

As relações sociais de gênero podem reproduzir estereótipos, preconceitos, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que desvendam as visões dominantes sobre as relações entre homens e mulheres na sociedade atual. Este ensaio tem como objetivo refletir as identidades e os desdobramentos das masculinidades e feminilidades para a área da Educação Física. Pretendemos dar contributo ao meio acadêmico, com uma discussão ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades e feminilidades a partir dos estudos de gênero. A literatura abordada permite inferir que deveria haver maior preocupação por parte dos estudiosos e professores com relação às questões de gênero no espaço da Educação Física, por este propiciar uma maior liberdade de ação e expressão lógico-crítica e a vivência plena da corporeidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência do Movimento Humano. Professor da Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Vanessa Silva Pontes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Educação Física, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Universidade Gama Filho

Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho

Tânia Mara Vieira Sampaio, UCB - Universidade Católica de Brasilia

Docente na graduação, mestrado e doutorado em Educação Física da UCB e coordenadora do Comitê de Ética da UCB

Downloads

Publicado

2014-11-21

Edição

Seção

Ensaio