PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DO FUTEBOL

Autores

  • ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS Universidade de Pernambuco
  • Priscilla Pinto Costa da Silva
  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva
  • Patrícia de Jesus Costa dos Santos
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i3.5747

Resumo

O fenômeno esportivo tem recebido potencial destaque entre os pesquisadores da linha pesquisa sociocultural na área da Educação Física. Dentre os esportes mais investigados, encontra-se o futebol. Diante da relevância deste esporte na sociedade, torna-se necessário investigar o que está sendo discutido sobre este esporte na comunidade científica. Desta forma, este estudo objetivou identificar e analisar os indicadores bibliométricos dos artigos publicados nas revistas eletrônicas relacionadas à linha de pesquisa sociocultural da Educação Física, bem como discutir, à luz dos teóricos da sociologia do desporto, os aspectos socioculturais do futebol identificados nos estudos. Para a coleta de dados, analisaram-se os periódicos científicos eletrônicos de maior conceito acadêmico na Educação Física (B2 ou superior) e que apresentassem no seu escopo uma descrição das ciências do movimento humano, educação física, atividade física, lazer e esporte/desporto. Em seguida, visitou-se o site de cada periódico objetivando realizar um levantamento dos artigos publicados adotando como critérios de inclusão: publicações de 2009-2013, nos idiomas inglês, português, francês e espanhol, e que apresentassem no título o descritor “futebol”. Excluíram-se os artigos que não estavam disponíveis na íntegra, assim como estudos de revisão, ensaios, livros, teses, dissertações, resumos de livros e notas do editor. Após o levantamento, 23 artigos científicos foram selecionados. Dentre os estudos selecionados, observaram-se distintos elementos sociais do futebol que estão sendo discutidos na literatura científica, tais como: relações interpessoais, lazer, comportamento dos torcedores, consumo, violência, gênero, raça, percepção dos técnicos/árbitros e superação de deficiências. Sugere-se que mais estudos sejam realizados a fim de compreender os fenômenos ainda desconhecidos neste cenário esportivo.

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Biografia do Autor

ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS, Universidade de Pernambuco

Graduada em 2010 no curso de Educação Física (Bacharelado) pela Universidade de Pernambuco. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba.Linha de pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Bolsista CAPES. Tem vínculo com o Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto. Atualmente, está envolvida com as atividades de pesquisa do Laboratório de Estudos em Práticas Esportivas e Lazer (LAPEL) da Escola Superior de Educação Física/Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nas temáticas: educação física; atividade física e saúde; qualidade de vida e estilo de vida na adolescência; comportamento do adolescente; e estudos sócioculturais, com ênfase na religiosidade.

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Publicado

2016-09-10

Edição

Seção

Artigo de Revisão