DESENVOLVIMENTO DA POSIÇÃO DE GOLEIRA DE HANDEBOL NA FASE OFENSIVA: PERSPECTIVA DE TREINADORES

Autores

  • Iara Cristina Pierroni Universidade Estadual de Campinas
  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo
  • Cesar Vieira Marques Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Yura Yuka Sato Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Leilane Alves de Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i3.9208

Resumo

A goleira de handebol detém uma série de particularidades quando comparada às demais posições. Mesmo chamando atenção por exercer funções defensivas, sua participação no ataque pode ter elevada importância. Este estudo objetivou descrever a percepção de treinadores de equipes femininas de handebol da categoria cadete (sub-16) sobre a função da goleira, identificando suas preferências quanto ao treinamento, especificidades da posição e sua concepção sobre a goleira na fase ofensiva de jogo. A amostra foi composta por cinco treinadores da maior liga do estado de São Paulo. O método se baseou em uma pesquisa qualitativa, sendo utilizadas entrevistas estruturadas com seis perguntas. Os dados obtidos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os treinadores evidenciaram a importância da goleira na fase ofensiva, destacando seu papel na reposição de bola rápida e na ligação de contra-ataques, e a possibilidade de exercer a função de goleira-linha. Também foi evidenciada a necessidade de desenvolver confiança e uma boa comunicação e sintonia entre a goleira e as jogadoras de linha. Parte dos treinadores destacou que uma goleira que contribui com qualidade à fase ofensiva pode ser um diferencial em jogos decisivos. Ademais, alguns treinadores destacaram a importância do treinamento específico para as goleiras, sendo o treino pautado em situações de jogo uma possibilidade interessante para o desenvolvimento de aspectos psicológicos, dos conhecimentos sobre as regras, da capacidade de tomada de decisão e das capacidades físicas, além de trabalhar a interação entre a goleira e as demais companheiras. Conclui-se que a goleira é uma peça fundamental para uma equipe, não só na defesa, como no ataque. Portanto, torna-se necessário um processo de treinamento que a prepare para também desempenhar funções ofensivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Cristina Pierroni, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas. Graduação em andamento em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP, Brasil.

Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (EEFERP-USP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Jogo (GEPAJ-EEFERP/USP) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Handebol (GEHAND-FEF/UNICAMP). Pesquisador nas seguintes áreas: Pedagogia do Esporte, Sports Coaching, Análise de Jogo, Esportes Coletivos. Coordenador de Projetos de Extensão na EEFERP-USP: 'Escolinha Multiesportes' e 'Handebol Feminino: Treinamento'. Doutor e Mestre pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (2011 e 2007). Licenciado e Bacharel pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (2006 e 2003).

Cesar Vieira Marques Filho, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, doutorando em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Universidade Estadual de Campinas. Integrante do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM/UFSM), do Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP - Brasil/UFSM) e do Laboratório de Estudo em Pedagogia do Esporte (LEPE/UNICAMP). Pesquisa nas linhas da pedagogia do esporte e formação de treinadores, especialmente relacionadas ao futebo

Yura Yuka Sato Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, com ênfase em Biodinâmica do Movimento Humano (2015), pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Bacharela em Ciências do Esporte (2012), pela UNICAMP. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Biomecânica e Instrumentação (LABIN) e do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), ambos da UNICAMP. Atua nas nas linhas de pesquisa: formação de treinadores esportivos, análises estatísticas de rendimento em esportes, análises espaciais visuais de rendimento no basquetebol, rastreamento de jogadores nos esportes coletivos. Professora de atividades físicas voltadas à promoção da saúde de idosos moradores da Vila Dignidade de Limeira/São Paulo.

Leilane Alves de Lima, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada (2013) e bacharela (2014) em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia da Universidade Adventista de São Paulo FAH/UNASP. Foi docente da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Diretoria de Ensino de Sumaré (2013 ? 2017). Atualmente é mestranda em Educação Física na área Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP, desenvolvendo pesquisas no Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte - LEPE/FCA - UNICAMP em Educação Física e Esporte, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Jogos Coletivos, Desenvolvimento de Atletas e Handebol.

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) e do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, em especial nas modalidades coletivas e no treinador esportivo. É membro do Cômitê Científico do International Council for Coaching Excellence (ICCE) e da Nippon Sport Science University Coach Developer Academy (NCDA).

Downloads

Publicado

2019-08-24

Edição

Seção

Artigo Original