COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA ENTRE ATLETAS E PARATLETAS BRASILEIROS DE ALTO RENDIMENTO

Autores

  • Gabriel Lucas Morais Freire Universidade Federal de Pernambuco
  • Vanthauze Marques Freire Torres Faculdade dos Guararapes
  • Daniel Vicentini de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Jose Roberto Andrade do Nascimento Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i3.9953

Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar a percepção da qualidade de vida (QV) de atletas e paratletas das modalidades de atletismo e natação. Tratou-se de um estudo descritivo e de corte transversal com 127 atletas com média de idade de 20,6 (±3,1) anos, que treinavam em instituições esportivas de Recife-PE e que frequentando regularmente os treinamentos e competições há mais de 2 (dois) anos. Para avaliação da QV foi utilizado o questionário de avaliação abreviado da qualidade de vida da organização mundial de saúde (WHOQOL-BREF) e um questionário sociodemográfico afim de caracterizar a amostra. Para análise dos dados, foi utilizada o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Foi utilizado o teste “U” de Mann-Whitney para a comparação qualidade de vida em função dos grupos (modalidade, sexo e patrocínio). Foi adotada a significância de p < 0,05. Observou-se nos resultados uma menor percepção da Qualidade de Vida no domínio físico e de Qualidade de Vida geral entre os grupos de atletas e paratletas. Não houve diferença significativa quando comparamos os gêneros entre os grupos pesquisados. Foram constatadas diferenças significativas na percepção da Qualidade de Vida entre os atletas com e sem patrocínio, atletas e para-atletas nos domínios físico, psicológico e de Qualidade de Vida geral. Conclui-se que o estudo não revela evidências causais sobre o impacto da Qualidade de Vida em atletas e paratletas, entretanto o mesmo indica boas contribuições para uma maior preocupação das entidades esportivas com melhores condições de transporte, moradia, segurança e recursos financeiros aos atletas e paratletas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Lucas Morais Freire, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Educação Física pela Faculdade Guararapes (FG).Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinador. É treinador habilitado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), certificado com o Nível II . Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício; (CNPq). Atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento de alto rendimento, esporte paralímpico e psicologia do esporte .

Vanthauze Marques Freire Torres, Faculdade dos Guararapes

Mestre em Hebiatria - Determinantes na Saúde do Adolescente pela Universidade de Pernambuco - UPE. Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho - UGF. Graduado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco - UPE. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo da modalidade Atletismo. É treinador habilitado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação Internacional de Atletismo (IAAF) certificado com o Nível V da IAAF (Treinador de Elite - Marcha Atlética). Dissertante Nível 1 da IAAF.

Daniel Vicentini de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Possui graduação em Educação Física (2008) e Fisioterapia (2011) pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG - 2017). Especialização em Anatomia Funcional (2010 - UNICESUMAR), em Gerontologia pela Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP - 2012), em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM - 2017) e em Psicogerontologia pela Faculdade Unyleya (2018). Mestrado em Promoção da Saúde na linha de pesquisa Envelhecimento ativo (2014 - UNICESUMAR). Doutorado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente (T-40) no Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA) no Departamento de Educação física (bacharelado), Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Tutor e coordenador de cursos de especialização a distância da Faculdade Unyleya. Membro do Grupo de pesquisa Atividade física e envelhecimento (UNICESUMAR/CNPq), do Grupo de estudos e pesquisa sobre o envelhecimento humano e atividade física (GEPEHAF), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (GEPEEX/CNPq) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui experiência na área de Gerontologia, Ciências morfológicas, Educação física e Fisioterapia, com ênfase em morfologia do aparelho locomotor, Educação física e fisioterapia em gerontologia, Promoção da saúde no envelhecimento, Epidemiologia e saúde coletiva, Funcionalidade no envelhecimento. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE)

Jose Roberto Andrade do Nascimento Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

José Roberto Andrade do Nascimento Junior possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Especialização em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário de Maringá (2010), Mestrado (2010-2011) e Doutorado (2012-2015) em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Realizou Doutorado Sanduíche como pesquisador visitante em Estudos do Esporte, na linha de Psicologia do Esporte, na University of Stirling/Scotland-UK (2014). Atualmente é Professor Adjunto A da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em regime de dedicação exclusiva, ministrando as disciplinas de Psicologia do Esporte, Psicologia da Educação e Psicologia das Relações Humanas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da Univasf. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física da Univasf. Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade à distância da Univasf. É revisor dos seguintes periódicos: Perceptual and Motor Skills, Motriz: Revista de Educação Física, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Revista da Educação Física/UEM, Estudos em Psicologia (Natal) e Psicologia: Ciência e Profissão. Publicou ,aos de 100 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 3 capítulos de livro. Líder do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (GEPEEX) CNPQ/UNIVASF. Membro do Grupo de Pesquisa Pró-Esporte CNPq/UEM e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE) CNPQ/UNIVASF. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Psicologia do Esporte e do Exercício, Psicometria, Envelhecimento, Exercício físico e Esporte

Downloads

Publicado

2019-08-24

Edição

Seção

Artigo Original