PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, ACADÊMICO E PROFISSIONAL DE CONDUTORES DE TRILHAS DE LONGA DURAÇÃO EM PARQUES NACIONAIS BRASILEIROS

Autores/as

  • Marcial Cotes Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • William das Neves Salles Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Tayná Iha Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Alexandre Schiavetti Universidade Estadual de Santa Cruz image/svg+xml
  • Juarez Vieira Nascimento Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v26i1.8435

Resumen

Este estudo investigou o perfil sociodemográfico, acadêmico e profissional de condutores de trilha de longa duração (TLD) em Parques Nacionais (PARNAs) brasileiros. Entrevistaram-se 39 condutores do Parque Nacional do Caparaó (PNC) e 40 do Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC). Verificou-se que a maioria dos condutores é do sexo masculino (88,6%), possui a Educação Básica completa ou incompleta (62,0%), exerce esta atividade há mais de 10 anos (54,4%), recebe até um salário mínimo por mês (72,2%) e mora no entorno do PARNA em que atua. Nenhum dos condutores investigados realiza ou realizou curso de graduação em Educação Física. Enquanto o caráter educativo da condução predominou nos condutores do PNSC, o caráter de aventura foi mais frequente nos condutores do PNC.

Biografía del autor/a

  • Marcial Cotes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
    Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz
  • William das Neves Salles, Universidad Federal de Santa Catarina
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC. Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE-CDS-UFSC).
  • Vinicius Zeilmann Brasil, Universidad Federal de Santa Catarina
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC. Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE-CDS-UFSC).
  • Tayná Iha, Universidad Federal de Santa Catarina
    Estudante de bacharelado em Educação Física da UFSC. Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE-CDS-UFSC).
  • Alexandre Schiavetti, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Docente pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz e pesquisador associado aos Projetos Coral Vivo e Golfinho Rotador. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: uso e conservação da fauna e de ecossistemas, efetividade de gestão de áreas protegidas e análise de estratégias de conservação
  • Juarez Vieira Nascimento, Universidad Federal de Santa Catarina
    Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia de Esporte (NuPPE-CDS-UFSC).

Publicado

2018-06-20

Número

Sección

Artigo Original