O ALONGAMENTO E O AQUECIMENTO INTERFEREM NA RESPOSTA NEUROMUSCULAR? UMA REVISÃO DE LITERATURA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p158-165

Authors

  • Wouber Hérickson de Brito Vieira Departamento de Fisioterapia – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • João Felipe de Souza Nogueira Programa de Pós-Graduação Lato Senso em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva - FARN
  • Jéssica Cardoso de Souza Programa de Mestrado e Doutorado - Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Jonato Prestes Programa de Mestrado e Doutorado - Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i1.3115

Keywords:

Equilíbrio corporal, fadiga muscular, exercício de alta intensidade.

Abstract

O alongamento e o aquecimento são comumente utilizados antes de qualquer atividade esportiva, seja ela competitiva ou recreacional. O objetivo do presente estudo foi realizar uma breve revisão da literatura, dos últimos 15 anos, a respeito da influência do alongamento e aquecimento na resposta neuromuscular. Para essa análise foram utilizados periódicos das seguintes bases bibliográficas: Pubmed, Scielo, Isi Web of Knowledge e Lilacs. Os artigos revisados mostram que o aquecimento pode, por meio do aumento da temperatura, promover um aumento na velocidade de contração muscular e potencializar a resposta neuromuscular, enquanto que o alongamento, em curto prazo, parece promover um efeito depressor sobre a resposta neuromuscular. Um melhor entendimento do comportamento neuromuscular após o aquecimento e/ou o alongamento pode auxiliar no desenvolvimento de aplicações mais específicas na prática clínica e esportiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wouber Hérickson de Brito Vieira, Departamento de Fisioterapia – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Fisioterapia da UFRN nas áreas de Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia e coordenador da Liga de Estudos em Fisioterapia Esportiva da UFRN. Tem experiência na área de Fisioterapia Motora (ambulatorial e Hospitalar), com ênfase em Fisiologia do Exercício aplicada a grupos especiais (fibromialgia, osteoartrose e atletas), Eletrotermofototerapia, em especial, terapia laser de baixa intensidade, Dinamometria Isocinética e Ergoespirometria.

Jéssica Cardoso de Souza, Programa de Mestrado e Doutorado - Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestranda em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, bolsista CAPES/PROSUP. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela YMCA-FEFISO e Especialização em Prescrição de exercícios para reabilitação cardíaca e grupos especiais (UGF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício. Atua principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercício, exercício físico para grupos especiais, periodização, variáveis do treinamento de força e composição corporal. Membro docente na disciplina Fisiologia do Exercício na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí/MG (FACTU).

Jonato Prestes, Programa de Mestrado e Doutorado - Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado na Western Kentucky University.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia e Imunologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercício, exercício físico, imunologia do exercício, periodização e variáveis do treinamento de força e composição corporal.

Published

2012-11-13

Issue

Section

Review Article