CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL, DESEMPENHO FÍSICO E NÍVEL DE MATURIDADE SOMÁTICA EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p88-96

Authors

  • Paulo Henrique Borges Universidade Estadual de Maringá
  • Ademar Avelar Universidade Estadual de Maringá
  • Wilson Rinaldi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i3.5187

Abstract

O entendimento dos fatores que afetam o conhecimento tático processual (CTP) dos jogadores é fundamental para um correto planejamento das sessões de treinamento. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi verificar a relação entre variáveis funcionais, maturacionais e de CTP. Fizeram parte do estudo 29 jogadores de futebol (15,38 ± 1,20 anos), divididos em duas categorias, infantil e juvenil, pertencentes a um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá. Foi realizada uma bateria de testes físicos e antropométricos. O CTP foi obtido por meio do Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Para verificar as diferenças entre as categorias, utilizou-se o teste U-Mann Whitney. Já para correlação entre as variáveis, foi realizada Correlação de Spearman. Os resultados indicaram diferença significativa entre as categorias na massa corporal, estatura, estatura adulta alcançada, salto horizontal e tempo de corrida em 50m. Foram verificadas correlações significativas entre CTP e tempo de corrida em 50m (-0,40) e Yo-Yo test (0,37), assim como entre tomada de decisão e Yo-Yo test (0,39) e tempo de corrida em 50m (-0,48). Portanto, tanto a capacidade aeróbica quanto o tempo de corrida em 50m são atributos importantes na manifestação do CTP e da tomada de decisão no futebol.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Henrique Borges, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol.

Ademar Avelar, Universidade Estadual de Maringá

Doutor. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Wilson Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2015-06-27

Issue

Section

Original Article