A INTRODUÇÃO DO KARATE-DO SHOTOKAN NO RIO GRANDE DO SUL: MEMÓRIAS DO SENSEI WATANABE

Autores/as

  • Hannah Aires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Josiana Ayala Ledur Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alfredo Fernando Aires de los Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i1.6961

Resumen

Este estudo objetivou investigar como ocorreu a introdução do Karate-Do Shotokan no estado do Rio Grande do Sul, por meio da reconstrução das memórias do sensei Luiz Tasuke Watanabe. Tendo como perspectiva teórico-metodológica a História Oral recuperou-se as memórias deste sensei, que foi um dos precursores do estilo Shotokan de Karate-Do no estado. Para tanto, foi gravada e transcrita uma entrevista com o sensei Watanabe. Além desta fonte oral, também foram analisadas fontes documentais, bem como, realizada a revisão bibliográfica sobre o assunto. As análises empreendidas nas fontes acessadas revelaram que Watanabe, ainda criança, emigrou do Japão para o Brasil com sua família e teve sua iniciação no Karate-Do por intermédio de seu irmão, que havia sido praticante no Japão. A prática do Karate-Do intensificou-se quando prestou o serviço militar ao ser aluno do sensei Yasutaka Tanaka, que ministrava aulas no exército. Posteriormente, em 1970, a convite do professor Teruo Obata, Watanabe foi designado para dar aulas em Porto Alegre, onde atuou em diversas localidades, colaborando mais tarde para a criação do Departamento de Karate da Federação de Pugilismo do Rio Grande do Sul. Watanabe, na época, atuava como professor, mas também participou de competições. No ano de 1972, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Karate e alcançou destaque a nível nacional, contribuindo para a divulgação desta prática. Após uma década na cidade, em 1981, Watanabe partiu de Porto Alegre por designação do exército, retornando a cidade somente 30 anos depois para ministrar um curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hannah Aires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Josiana Ayala Ledur, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alfredo Fernando Aires de los Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora dos cursos de graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2017-03-20

Número

Sección

Artigo Original