O efeito do tabagismo sobre a produtividade no trabalho dos brasileiros
Resumo
O objetivo deste artigo é avaliar o efeito do tabagismo sobre a produtividade dos trabalhadores brasileiros e a prática esportiva. Utiliza-se dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) do ano de 2013 e dois métodos de areamento considerando a amostragem complexa dos dados: (i) Propensity Score Maching (PSM) e (ii) Propensity Score Weighthing (PSW). Os principais resultados demonstram que o tabagismo afeta negativamente a produtividade dos trabalhadores brasileiros. Os indivíduos mais afetados por esse efeito são os de média e maior idade. O uso de tabaco também faz com que haja uma diminuição na prática de atividade física entre todas as faixas etárias, sendo com maior magnitude entre os mais jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
Direitos autorais e licenciamento
A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.