Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA) e sua relação com fatores globais: evidências recentes usando a abordagem de regressão quantílica

Autores

  • Stephanie Valencia Osorio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Edson Zambon Monte Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura de dependência entre o mercado de ações do Brasil (IBOVESPA) e alguns fatores globais relevantes. O estudo compreende o período de janeiro de 2010 a dezembro de 2020 (frequência diária), e adota a abordagem de regressão quantílica. No que se refere à literatura empírica da área, esta pesquisa avança em dois pontos principais: i) utiliza dados mais recentes, abrangendo, inclusive, a fase inicial da pandemia da COVID-19, que afetou significantemente os mercados financeiros mundiais; e, ii) verifica se a crise global, advinda da pandemia da COVID-19, afetou a estrutura de dependência e os comovimentos entre o índice IBOVESPA e os fatores globais. Os principais resultados revelam que o mercado de ações brasileiro apresenta dependência em relação aos fatores globais, especialmente no que tange às séries índice SP&500 (SP500), preço do petróleo (WTI) e taxa de câmbio (CAM). O índice de volatilidade americano (VIX) e o índice de incerteza da política norte americana (IIP) não impactam de forma relevante o IBOVESPA. Além disso, no que se refere ao período da pandemia da COVID-19, verifica-se que: a) a significância estatística das variáveis ocorreu apenas em alguns quantis, especialmente nos quantis intermediários; b) a variável SP500 teve seus efeitos acentuados; e, c) o preço do petróleo passou a apresentar correlação negativa com os retornos do IBOVESPA. Por fim, a estrutura de dependência parece ser simétrica em relação aos quantis, em ambos os cenários (com crise e sem  rise da pandemia da COVID-19).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanie Valencia Osorio, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Estudante de graduação, do curso de economia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Edson Zambon Monte, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco), Grupo de Pesquisa em Econometria.

Linha de pesquisa principal: métodos e modelos matemáticos, econométricos e estatísticos aplicados à economia e ao meio ambiente.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Edição

Seção

Artigos