Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA) e sua relação com fatores globais: evidências recentes usando a abordagem de regressão quantílica
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura de dependência entre o mercado de ações do Brasil (IBOVESPA) e alguns fatores globais relevantes. O estudo compreende o período de janeiro de 2010 a dezembro de 2020 (frequência diária), e adota a abordagem de regressão quantílica. No que se refere à literatura empírica da área, esta pesquisa avança em dois pontos principais: i) utiliza dados mais recentes, abrangendo, inclusive, a fase inicial da pandemia da COVID-19, que afetou significantemente os mercados financeiros mundiais; e, ii) verifica se a crise global, advinda da pandemia da COVID-19, afetou a estrutura de dependência e os comovimentos entre o índice IBOVESPA e os fatores globais. Os principais resultados revelam que o mercado de ações brasileiro apresenta dependência em relação aos fatores globais, especialmente no que tange às séries índice SP&500 (SP500), preço do petróleo (WTI) e taxa de câmbio (CAM). O índice de volatilidade americano (VIX) e o índice de incerteza da política norte americana (IIP) não impactam de forma relevante o IBOVESPA. Além disso, no que se refere ao período da pandemia da COVID-19, verifica-se que: a) a significância estatística das variáveis ocorreu apenas em alguns quantis, especialmente nos quantis intermediários; b) a variável SP500 teve seus efeitos acentuados; e, c) o preço do petróleo passou a apresentar correlação negativa com os retornos do IBOVESPA. Por fim, a estrutura de dependência parece ser simétrica em relação aos quantis, em ambos os cenários (com crise e sem rise da pandemia da COVID-19).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados. A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.