Experiência de participação em competições: um estudo sobre a motivação dos jogadores de basquetebol

Authors

  • Ricardo Pedrozo Saldanha Universidade La Salle
  • Marcus Levi Lopes Barbosa Universidade Feevale - PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Universitédu Québec à Tróis-Revières, Québec, Canadá - Programmes de CycleSupérieurenPsychologie - Programmes Ph.D. Recherche
  • José Augusto Ayres Florentino Universidade La Salle - Canoas/RS
  • José Carlos de Carvalho Leite Universidade La Salle - Canoas/RS
  • Daiane da Silva Pedreira Universidade La Salle – Canoas RS
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti UFRGS - Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v8i1.9322

Abstract

Esta pesquisa tem por objetivo descrever e comparar os índices médios obtidos a partir da avaliação de seis dimensões motivacionais: Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer, controlando a variável 'tempo de participação em competições' ('1º ano' e 'mais de 1 ano'). Para tanto, uma amostra de 441 atletas infanto-juvenis, jogadores de basquete, de ambos os sexos e com idades variando de 13 a 16 anos, aos quais responderam o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física e/ou Esporte (IMPRAFE-54). Os resultados indicaram não haver evidências de diferenças (indissociáveis) entre algumas dimensões em cada grupo e haver diferença significativa (F (1, 439) = 6,94; p = 0,009) na comparação entre os grupos.

Palavras-Chave: basquetebol infanto-juvenil; autodeterminação; IMPRAFE-54; motivos à prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Pedrozo Saldanha, Universidade La Salle

Atualmente é professor e Coordenador Adjunto do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle (Canoas/RS) e membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO/PUCRS), do grupo de pesquisa interdisciplinar em comportamento obeso (GEPICO) e do Grupo de Pesquisa em Medidas de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle (Canoas/RS). Também professor da UNICNEC (Centro Universitário Cenecista de Osório). Graduado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (IPA). Especialização em Musculação e Treinamento de Força (UGF/RJ). Possui Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Possui, também, acreditação Internacional como Antropometrista -Nível I- concedida pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, validação de instrumentos (psicometria), avaliação em educação física, estudos em saúde e desenvolvimento humano..

Published

2018-10-28