SEGURANÇA JURÍDICA NA CIBERCULTURA DE CONSUMO: REFLEXÕES À LUZ DA LEI Nº 12.965/2014 (MARCO CIVIL DA INTERNET) DOI: http://dx.doi.org/10.18840/1980-8860/rvmd.v8n2p263-287

Autores

  • Suellem Aparecida Urnauer Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)
  • Ricardo de Macedo Menna Barreto Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

DOI:

https://doi.org/10.31501/rvmd.v8i2.5263

Resumo

O presente artigo tem por escopo observar o dogma da segurança jurídica em face do surgimento de uma cibercultura de consumo, forjada sobretudo pelo comércio eletrônico em redes sociais na Internet. Partindo-se de uma descrição sociológica da cibercultura de consumo em uma perspectiva durkheimniana,  analisa-se a problemática do incremento da insegurança dos consumidores ante os riscos oferecidos pelo comércio eletrônico. Nesse sentido, parte-se da hipótese que o Marco Civil da Internet veio para fortalecer o ideal de segurança jurídica nas relações de consumo, desvelando-se como importante norte principiológico para resoluções de futuras problemáticas jurídicas advindas dos negócios virtuais de consumo.

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Biografia do Autor

Suellem Aparecida Urnauer, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Acadêmica do 6º Semestre do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras, FASB, Bahia, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FASB.  

Ricardo de Macedo Menna Barreto, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho [Portugal]. Mestre e Graduado em Direito pela UNISINOS [RS, Brasil]. Professor do Curso de Direito e de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade São Francisco de Barreiras, FASB, Bahia, Brasil. 

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Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos