CORRIDA DE RUA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS ASPECTOS QUE MOTIVAM SUA PRÁTICA

Autores

  • Diogo Barbosa Albuquerque Universidade de Pernambuco - UPE
  • Maritza Lordsleem Silva Universidade de Pernambuco
  • Yves de Holanda Batista de Miranda Universidade de Pernambuco
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v26i3.8940

Resumo

Objetivou-se identificar e compreender os motivos que levam os indivíduos a buscarem a prática da corrida de rua. Trata-se de uma investigação descritiva de campo com abordagem qualitativa, no qual aprofunda-se no mundo dos significados das ações e relações humanas. O público do estudo foi composto por 09 sujeitos. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada realizada com o auxílio de um gravador de voz. Os dados coletados com o uso do questionário foram tabulados com auxílio do Microsoft Excel versão 2010, já as entrevistas foram transcritas com o suporte do Software Launch Express Scribe Transcription. Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo temática por frequência de Bardin, o que possibilitou a criação das categorias analíticas principais, secundárias e subcategorias a partir dos discursos proferidos pelos sujeitos. Para apresentação dos resultados recorreu-se à elaboração de diagrama, utilizando o software GoDiagram Win 5.2. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética da Universidade de Pernambuco, sob o CAAE - 61687416.2.0000.5207. Os motivos para a prática da corrida de rua foram classificados em: motivações intrínsecas e motivações extrínsecas, e com isso foram criadas as subcategorias oriundo das falas dos sujeitos: “influência de familiares/amigos” como extrínseco e “saúde”, “desafio”, “atividade física” como intrínsecas, sendo a de maior frequência advinda dos relatos a “influência de familiares/amigos”. Diante do exposto, a categoria “influência de familiares/amigos” foi mais presente para adesão dos indivíduos à prática da corrida de rua, o que revela a importância que esta atividade física possui socialmente, pois muitas vezes as pessoas são atraídas pelo sentimento de aceitação, o fazer parte de um grupo ou simplesmente estar correndo com alguém ao lado, estando clara essa mensagem nos relatos.

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Biografia do Autor

Diogo Barbosa Albuquerque, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestrando do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE. Aluno Laureado da turma 2011.2 do Curso de Bacharelado em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisas Socio-culturais em Educação Física - UPE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6411144623835626

Maritza Lordsleem Silva, Universidade de Pernambuco

Doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3243437082893833

Yves de Holanda Batista de Miranda, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6580290877007834

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais e Bacharel em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduação em Gerenciamento de Capacitação do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural; pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE; em Training Administration for Trainers - University Of Connecticut; Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Educação Física - pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (apostilado pela Universidade de São Paulo;Pós-doutorado pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto. É Professor Associado da Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5743095793708946

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Publicado

2018-11-15

Edição

Seção

Artigo Original