A INFLUÊNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL DE BEBÊS DE RISCO.

Autores

  • Carla Skilhan de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
  • Renata Pianezzola de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
  • Laís Rodrigues Gerzson Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v30i1.10916

Resumo

Objetivos: Verificar a influência da Atenção Precoce (AP) no desenvolvimento de bebês nos aspectos motores, cognitivos e sociais de bebês de risco que participam do programa de intervenção motora precoce (PIMP). Métodos: Trata-se de um estudo ex post facto. A coleta de dados foi realizada em uma Clínica de Fisioterapia e a amostra foi composta por sete bebês de ambos os sexos que realizaram por quatro meses atendimentos de AP, duas vezes por semana, por 50 minutos. As atividades realizadas perfazem o campo motor, cognitivo e social. Resultados: O grupo foi homogêneo em relação às características. As atividades referentes à postura e deslocamento, melhorou em 85% dos bebês, exploração de objetos manualmente em 71% e o reconhecimento da função de objetos 57%. A atividade de execução de tarefas a pedido foi a que menos os bebês evoluíram (57%). Conclusão: A intervenção precoce traz benefícios sobre o desenvolvimento motor e social dos bebês de risco. O desenvolvimento cognitivo, que representa tarefas com mais redes neuronais envolvidas, necessita de mais tempo para ser avaliada.

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Biografia do Autor

Carla Skilhan de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, http://lattes.cnpq.br/0930308800858893

Renata Pianezzola de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, http://lattes.cnpq.br/3886120913967665

Laís Rodrigues Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Programa de Pós-Graduação Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, http://lattes.cnpq.br/8350743534071433

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Publicado

2022-04-18

Edição

Seção

Artigo Original