ANÁLISE DO ESTRESSE PSICOLÓGICO PRÉ-COMPETITIVO E ESTRATÉGIAS DE COPING DE JOVENS ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO

Autores

  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Patrícia Aparecida Gaion Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Soares Nakashima Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v18i4.1649

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse psicológico pré-competitivo e as estratégias de coping de atletas de futebol de campo das categorias infantil e juvenil. Foram sujeitos 64 atletas do gênero masculino. Como instrumentos foram utilizados o Teste de Estresse Psíquico no Futebol e o Inventário Atlético de Estratégias de Coping. Para análise dos dados, utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney, Anova One Way e Post Hoc de Tuckey, com significância P < 0,05. Os resultados evidenciaram que houve diferença significativa entre as categorias infantil e juvenil em três fatores de estresse: “pressão externa para ganhar” (P < 0,04), “ser prejudicado pelo árbitro” (P < 0,00) e “condições de jogo inadequadas” (P < 0,01), indicando maior influência dos fatores de estresse na categoria juvenil; entre os atletas das diferentes posições de jogo da categoria juvenil, notou-se diferença significativa no fator de estresse “dormir mal na noite anterior ao jogo” (P < 0,00); em relação às estratégias de coping, não foi encontrada diferença estaticamente significativa entre as categorias infantil e juvenil; entretanto, nas diferentes posições de jogo da categoria juvenil verificou-se diferença significativa na estratégia “concentração” (P < 0,01). Concluiu-se que a categoria juvenil é mais influenciada pelos fatores de estresse, assim como utiliza, de forma mais diversificada as estratégias de coping.

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Biografia do Autor

José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Fisica UEM-UEl. Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá.

Patrícia Aparecida Gaion, Universidade Estadual de Maringá

Professora Mestre do Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá.

Fernanda Soares Nakashima, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Fisica UEM-UEl. Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá.

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2011-09-09

Edição

Seção

Artigo Original