ORIENTAÇÃO DE METAS NO CONTEXTO DO VÔLEI DE PRAIA PARANAENSE - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p42-50

Autores

  • Nayara Malheiros Caruzzo Universidade Estadual de Maringá
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i3.3643

Resumo

Este estudo descritivo analisou a orientação esportiva (tarefa/ego) de atletas de vôlei de praia do estado do Paraná. Foram sujeitos 125 atletas participantes da fase final dos Jogos da Juventude (JOJUP’S) e dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’S) 2011. Como instrumentos foram utilizados o Questionário de Orientação de Metas (TEOSQ) e uma questão aberta visando investigar o conceito pessoal de sucesso dos atletas. Para análise dos dados quantitativos, aplicou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov, alfa de Cronbach, Análise Fatorial Confirmatória, “U” de Mann-Whitney (p<0,05) e para os dados qualitativos, efetuou-se a análise do tipo categorial. Os resultados evidenciaram que o TEOSQ apresentou estrutura fatorial aceitável para a amostra do presente estudo, entretanto, percebeu-se que alguns índices e itens evidenciaram inadequações do instrumento. Não houve diferença significativa entre os atletas adultos e juventude em relação à orientação esportiva (p>0,05); os atletas medalhistas apresentaram maior orientação para o ego em detrimento aos atletas não medalhistas (p=0,04); os atletas de ambas as categorias e os medalhistas referiram o conceito de sucesso esportivo principalmente em relação à orientação para a tarefa, sendo “dedicação aos treinamentos”; “alcance dos objetivos” e “superação” as respostas de maior frequência, entretanto os medalhistas diferenciaram-se dos demais por também relacionarem o sucesso com a orientação voltada para o ego, apontando o conceito de “ser reconhecido”. Concluiu-se que a orientação esportiva dos atletas é um elemento importante para o sucesso no esporte, destacando que para os atletas bem-sucedidos (medalhistas) o equilíbrio entre ambos os tipos de orientação esportiva (tarefa/ego) torna-se importante para o desempenho e o alcance das metas.

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Biografia do Autor

Nayara Malheiros Caruzzo, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física, Membro do Grupo de Pesquisa Pró Esporte, Mestranda pelo programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física, Membro do Grupo de Pesquisa Pró Esporte, Doutorando pelo programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

José Luiz Lopes Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física, Coordenador do Grupo de Pesquisa Pró Esporte, Professor pelo programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Pró Esporte, Professora pelo programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

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Publicado

2013-08-20

Edição

Seção

Artigo Original