EFEITO DE OITO SEMANAS DE TREINAMENTO DE GINÁSTICA LOCALIZADA SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MULHERES SEDENTÁRIAS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p135-141

Autores

  • Cláudia Eliza Patrocinio de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Osvaldo Costa Moreira Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Laís dos Santos Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Leonice Aparecida Doimo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i3.4190

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito após oito semanas de um treinamento resistido coreografado na composição corporal de mulheres sedentárias. Foram avaliadas 25 mulheres, que participaram de oito semanas (24 sessões) de treinamento com a frequência de três aulas semanais. As sessões de treino duraram cerca de 50 minutos e foram todas idênticas da primeira à última. As séries de exercícios foram contínuas, com duração média de três a quatro minutos cada, sendo reguladas pela música coreografava aquela série. A aula inteira foi composta por 11 músicas, sendo cada uma delas destinada ao trabalho um grupamento muscular específico. Todos os exercícios realizados durante a aula foram executados com controle de ritmo. As avaliadas foram submetidas a uma bateria de testes que envolveram pesagem, aferição de estatura e de dobras cutâneas para a realização do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), do percentual de gordura e da massa corporal magra e gorda. Estes testes foram realizados antes do início da implementação do programa e logo após as oito semanas. Ao final do estudo, constatou-se que houve redução estatisticamente significante nos componentes relacionados à gordura corporal das avaliadas, não havendo alteração na massa corporal magra, no peso e no IMC das avaliadas. Com base nestes fatos, pode-se concluir que o programa de treinamento resistido empregado no estudo teve resultado positivo na redução do percentual de gordura e na manutenção da massa magra das avaliadas após um período de treinamento de oito semanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Eliza Patrocinio de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora e Coordenadora do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Ginástica, Envelhecimento e Saúde do Idoso, Ginástica Artística e Atividades Circenses. Saúde e Ginástica são áreas de constante interesse.

Osvaldo Costa Moreira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fatores de Risco Cardiovascular, Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação e Treinamento de Força.

Laís dos Santos Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa

Leonice Aparecida Doimo, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa e Membro do corpo editorial da Revista Mineira de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas:envelhecimento, idosos, uso do tempo.

Downloads

Publicado

2013-09-12

Edição

Seção

Artigo Original