CARGA INTERNA DE TREINAMENTO EM DIFERENTES AULAS PRÉ-FORMATADAS DO SISTEMA LES MILLS® - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n3p82-88

Autores

  • Alessandra Costa da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo Saldanha Aoki Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
  • Arnaldo Luís Mortatti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kleverton Krinski Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hassan Mohamed Elsangedy Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Caldas Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v22i3.4551

Resumo

O objetivo do presente estudo foi quantificar a carga interna de treinamento imposta em diferentes aulas pré-formatadas do sistema Les Mills® e comparar a percepção planejada pelo instrutor com a percebida pelas alunas. A amostra foi constituída por 20 mulheres jovens. Foram monitoradas 10 aulas, em duas semanas consecutivas. A carga interna foi determinada pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão PSE-sessão. Não houve diferença de carga interna entre as aulas ministradas nas duas semanas analisadas. Houve diferença em 50% das aulas no tocante à intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Os resultados sugerem que as aulas analisadas mantêm o mesmo padrão de carga interna quando repetidas em semanas distintas. Entretanto, houve discrepância entre a intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Estes resultados apontam a importância do monitoramento das cargas de treinamento em aulas pré-formatadas, especialmente no contexto do fitness.

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Biografia do Autor

Alessandra Costa da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Arnaldo Luís Mortatti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Kleverton Krinski, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Departamento de Educação Física

Hassan Mohamed Elsangedy, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Eduardo Caldas Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

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Publicado

2014-09-06

Edição

Seção

Artigo Original