O novo código brasileiro de proteção à propriedade industrial e seu impacto nos investimentos em P&D
Resumo
O objetivo deste trabalho de pesquisa é investigar empiricamente o efeito da mudança na Lei de Patentes brasileira (Lei nº 9.279/1996) nos investimentos feitos por empresas brasileiras em P&D. A mudança na Lei de Patentes implicou em um aumento no grau de proteção à propriedade intelectual exclusivamente em três setores (alimentício, farmacêutico e químico), constituindo assim um experimento natural. Estimamos dois modelos do tipo “diferenças em diferenças” usando dados da ECONOMATICA: pooled regressions e Fama-MacBeth. As estimativas do modelo pooled nos mostraram que ações de firmas beneficiadas pela nova lei tiveram aumentos em seus retornos mensais 1,36% (136 pontos base) superiores a firmas não afetadas pela mudança legal. Este resultado é robusto à inclusão de diversas variáveis de controle como beta de mercado, tamanho da empresa e razão book-to-market, entre outras, e à estimação do tipo Fama-MacBeth. Concluímos que a mudança na lei incentivou firmas nos setores afetados adotarem projetos em P&D.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
Direitos autorais e licenciamento
A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.