Carne assada com repolho e batatas: a carga dramática dos alimentos no filme “Sabotage” de Alfred Hitchcock
DOI:
https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10519Resumo
A obra de Alfred Hitchcock já foi analisada pelos mais diversos vieses, mas um dos que chamam atenção, e ainda relegado a relativo abandono, é o da presença constante e reiterada dos alimentos em seus filmes. Esse diretor inglês foi responsável por 53 produções. Uma delas, “Sabotagem, de 1936, analisada aqui. Para mapear nesse universo as diversas características dos alimentos, suas utilizações, forma de manipulação e ritos sociais que os envolvem, foi desenvolvido um formulário de pesquisa, no qual se buscou verificar se o alimento desempenhou alguma função dramática nessa obra hitchcockiana. Nesse processo de análise fílmica, foi estabelecido um diálogo com teóricos da área de Cinema, como François Truffaut e Jacques Aumont, e, no que tange aos alimentos e ao seu papel social, com Massimo Montanari e Jean-Louis Flandrin.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-11-21
Como Citar
Maccarone, C., & Vadico, L. A. (2019). Carne assada com repolho e batatas: a carga dramática dos alimentos no filme “Sabotage” de Alfred Hitchcock. Esferas, (15), 90-97. https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10519
Edição
Seção
Dossiê Comunicação e Alimentação
Licença
Os artigos só serão submetidos à análise e possivelmente publicados se o autor subscrever à Declaração de Direitos Autorais.
O envio do material (texto e imagens) implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação à Revista ESFERAS que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão e utilizar trechos para divulgação.
Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.