Notícias

 

Dossiê Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial (2/2020)

 

O Dossiê Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial é um desdobramento do interesse e participação que surtiu o evento de mesmo título realizado na Universidade de Brasília, por ocasião do Compolítica2019.

O objetivo do Dossiê é debater a interseccionalidade e a defesa da equidade como estratégias políticas e apresentar e relatar pesquisas acerca das estratégias comunicacionais adotadas por atores sociais relacionados ao feminismo negro, ao feminismo afrolatinoamericano, ao movimento indígena, à coletivos de jornalistas e coletivos de produtoras e produtores de audiovisual e de cinema no sentido de promover a igualdade étnico-racial.

 
Publicado: 2019-09-10 Mais...
 

Dossiê Ciberjornalismo: desafios, dilemas e potencialidades (1/2020)

 

São, particularmente, bem-vindas propostas de artigos que se insiram nos seguintes eixos de investigação:

  • Conceptualização e definições do fenômeno;
  • Ciberjornalismo: métodos, ferramentas, linguagens e interfaces;
  • Jornalismo, mobilidade, convergência e interatividade: Smartphones, tablets, web 2.0;
  • Jornalismo em forma de app: Convergência, multimedialidade, produção e consumo de notícias;
  • Redes sociais e novas formas de participação;
  • Cibermeios e narratividade.
 
Publicado: 2019-05-13 Mais...
 

Dossiê: “Linguagens contemporâneas do audiovisual” (3/2019)

 
É inegável a centralidade do audiovisual como forma expressiva no fluxo comunicacional contemporâneo. Época de usuários comuns a inundarem as redes sociais com selfies e stories e, em contrapartida, de realizadores e artistas instigados a explorar esteticamente as potencialidades dos dispositivos para além dos padrões formais impostos pelas grandes corporações. Época de reconfiguração dos usos políticos das imagens e dos modos de criar, distribuir e consumir narrativas. De proliferação de novas tecnologias do audiovisual mas também de retorno deliberado a tecnologias analógicas e outros formatos supostamente obsoletos. A proposta deste dossiê é refletir criticamente sobre as transformações técnicas, estéticas, econômicas e políticas nos diferentes meios e formatos audiovisuais: vídeo, fotografia, cinema, televisão, artemídia.  
Publicado: 2018-10-09 Mais...