Narrativas fictícias e sensibilidades humanas: a performance do indivíduo em Austen

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i18.12412

Abstract

Este trabalho analisa a transformação do indivíduo na narrativa, por meio de uma comparação entre Orgulho e Preconceito (1813), de Jane Austen, e a adaptação The Lizzie Bennet Diaries (2013). Partindo do princípio que as obras de Austen permitem a compreensão de sensibilidades humanas, observam-se as (dis)similaridades em torno da performance do indivíduo no livro e na série digital. Para tanto, empreende-se uma revisão do conceito de “indivíduo” em Simmel (1998), Dumont (2000) e Ariès (2009).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Santana Aucar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Coordenadora do Laboratório de Antropologia do Consumo da PUC-Rio. Editora do site do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio e professora-assistente da coordenação do PPGCOM PUC-Rio.

Thais Dias Delfino Cabral, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de Antropologia do Consumo da PUC-Rio.

Published

2021-02-08

How to Cite

Aucar, B. S., & Cabral, T. D. D. (2021). Narrativas fictícias e sensibilidades humanas: a performance do indivíduo em Austen. Esferas, (19), 105–115. https://doi.org/10.31501/esf.v0i18.12412

Issue

Section

Comunicação e as performances da cultura