Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-11-17. Leia a versão mais recente.

A fachada de Maria Augusta Nielsen: biografia, mediação e campo de possibilidades da fundadora da Socila

The façade of Maria Augusta Nielsen: biography, mediation and possibilities of the founder of Socila

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i25.14102

Palavras-chave:

Socila, etiqueta, biografia, Maria Augusta Nielsen, fachada

Resumo

A Socila foi uma escola de etiqueta, curso de manequins e preparação para candidatas a miss, fundada no Rio de Janeiro em 1954. Fez sucesso ensinando boas maneiras para moças nas décadas de 1950 a 1970. O nome da fundadora, Maria Augusta Nielsen, está presente nas narrativas da imprensa até hoje como sinônimo de elegância. Ela foi amiga do então presidente do país, circulou na alta roda mundial e foi personagem de série de TV. A partir dos conceitos de ilusão biográfica de Bourdieu ([1986] 2006), fachada de Goffman ([1959] 2014), mediação, projeto e campo de possibilidades de Velho (2013), busca-se traçar neste artigo um estudo biográfico da mestra da elegância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

maria carolina medeiros medeiros, PUC-Rio

Professora e pesquisadora de socialização feminina, vinculada ao grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática (PUC-Rio). Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2022), mestra em Comunicação pela mesma instituição (2017), pós-graduada em Marketing pelo Ibmec-RJ (2009) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (2006). 

Tatiana Siciliano, PUC-Rio

Professora do quadro principal do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atualmente é Diretora do Departamento de Comunicação. Possui graduação em Comunicação Social pela PUC-Rio (1990), mestrado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2006), doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e pós-doutorado em Sociologia pela UFRJ-IFCS (2012/2013).

Downloads

Publicado

2022-11-17

Versões

Como Citar

medeiros, maria carolina medeiros, & Siciliano, T. (2022). A fachada de Maria Augusta Nielsen: biografia, mediação e campo de possibilidades da fundadora da Socila: The façade of Maria Augusta Nielsen: biography, mediation and possibilities of the founder of Socila. Esferas, 1(25), 244–274. https://doi.org/10.31501/esf.v1i25.14102

Edição

Seção

Comunicação e estudos biográficos