A memória de desaparecimentos em El Botón de Nácar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v2i36.16840

Resumo

Propõe-se um estudo do filme El botón de nácar (O botão de pérola, 2015), de Patricio Guzmán. Discorre-se sobre os procedimentos narrativos envolvidos na construção da memória de desaparecimentos de etnias indígenas que habitavam o Chile e de militantes políticos na ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990). Questiona-se as elaborações críticas ao poder colonial relacionado aos desaparecimentos. O trabalho de analisar as estruturas do filme, suas imagens e sons, envolve identificar tais recursos em suas intersecções com o pensamento crítico à colonialidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Daniela De Souza Gillone, EACH-USP

Professora vinculada ao Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) - Fundação Memorial da América Latina (FMAL). Pesquisadora pós-doutoral da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) sob a supervisão da Profa. Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi. Realizou estância de investigação com bolsa PDE - CNPq (2023) junto ao CINEMA - Colectivo de Investigación Estética de los Medios Audiovisuales da Universitat Pompeu Fabra (UPF- Barcelona) sob a supervisão do Prof. Francesc Xavier Pérez Tório. Realizou pós-doutorado pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde desenvolveu pesquisas sobre a estética e a política do cinema brasileiro com bolsa CNPq (2010) e FAPESP (2011-2014). Doutora (2003-2007) e Mestre (2000-2002) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em História da Arte pela Universidad de Salamanca (USAL) (2022). Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade de Ribeirão Preto (1989-1993). 

Downloads

Publicado

2026-08-28

Como Citar

De Souza Gillone, A. D. (2026). A memória de desaparecimentos em El Botón de Nácar. Esferas, 2(36). https://doi.org/10.31501/esf.v2i36.16840

Edição

Seção

Dossiê Memória e Epistemologias do Sul Global