FATORES ASSOCIADOS COM O DESEMPENHO DE JOVENS ATLETAS DE ATLETISMO

Autores

  • Diego Grasel Barbosa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rubian Diego Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Manoella de Oliveira Santos
  • Érico Pereira Gomes Felden

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v29i2.11968

Resumo

O presente estudo teve objetivo de verificar os fatores sociais e comportamentais associados com o desempenho na competição de atletas adolescentes de Atletismo de Santa Catarina. Participaram deste estudo 74 atletas adolescentes de 15 a 19 anos com me diana de idade
de 17,0 (16,0-18,0) anos. Os participantes responderam questões sociodemográficas (sexo, idade e classe social), questões sobre a frequência e duração das sessões de treinamento, experiência no esporte, experiência na competição, incentivo finan ceiro (Bolsa-Atleta) e status social subjetivo na equipe. Além disso, desempenho na competição foi obtido a partir da consulta de registros dos resultados oficiais da principal competição esportiva para adolescentes do Estado de Santa Catarina. O teste de correlação de Spearman foi utilizado para verificar correlação entre as variáveis. Para comparação entre os grupos foi utilizado o teste U de Mann Whitney. Verificou-se que os medalhistas eram os atletas que apresentaram maior experiência no esporte (p=0,033) e na competição (p=0,011) e maior duração das sessões de treinamento (p=0,002), comparados aos não medalhistas da competição. Além disso, foram observadas correlações significativas entre o desempenho e as variáveis de experiência no esporte (rho = -0,298; p = 0,011), status social subjetivo na equipe (rho = -0,316; p = 0,006), experiência na competição (rho = -0,377; p = 0,001) e média da duração dos treinos (rho = -0,316; p = 0,006). Por último, observaram-se melhores desempenhos os
atletas que receberam Bolsa-Atleta comparados aos atletas que não receberam o benefício (p<0,001). Conclui-se que além das variáveis de treinamento no Atletismo apresentarem grande relevância para o resultado na competição, o status social e políticas públicas de incentivo ao esporte também apresentam parcela de contribuição para o sucesso no resultado da competição.

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Biografia do Autor

Diego Grasel Barbosa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Educação Física e áreas de atividade física e saúde e comportamento motor.

Rubian Diego Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Educação Física e áreas de atividade física e saúde e comportamento motor.

Manoella de Oliveira Santos

Departamento de Educação Física e áreas de atividade física e saúde e comportamento motor.

Érico Pereira Gomes Felden

Departamento de Educação Física e áreas de atividade física e saúde e comportamento motor.

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Publicado

2022-03-22

Edição

Seção

Artigo Original