VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DOS ACADÊMICOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p126-135

Autores

  • Érico Felden Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rubian Diego Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciane Sanchotene Etchepare Daronco Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cristina Chimelo Paim Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i1.5505

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir as vivências motoras em educação física e esportes de acadêmicos que ingressam no curso de educação física. A amostra foi formada por 35 acadêmicos ingressantes no curso de educação física. Foi aplicado um questionário para avaliação de vivências em esportes coletivos e individuais e a contribuição da educação física para a formação geral. Os resultados apontam vivências motoras diferenciadas nas aulas de educação física de acordo com o gênero. Grande parte dos acadêmicos não teve vivências em diversas modalidades esportivas, especialmente individuais, bem como de conhecimentos em fisiologia; 50% das mulheres não praticaram futebol de campo e mais de 70% dos acadêmicos não vivenciaram danças, lutas e algumas modalidades de atletismo na educação física escolar. Apesar das poucas vivências em algumas modalidades esportivas, os acadêmicos afirmaram que os conteúdos trabalhados na educação física contribuíram para sua formação geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-03-23

Edição

Seção

Artigo Original