SOBRE O FAZER TÉCNICO E O FAZER POLÍTICO: A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LAZER NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL

Autores

  • Tarcila Bretas Lopes Secretaria Municipal Adjunta de Esportes da Prefeitura Municipa de Belo Horizonte
  • Helder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v19i1.2622

Resumo

O objetivo desse estudo foi conhecer e analisar a atuação do profissional de lazer buscando identificar suas escolhas cotidianas. Realizamos uma pesquisa bibliográfica combinada com pesquisa de campo, a partir de entrevistas semi-estruturadas, com 13 profissionais vinculados às ações de esporte e de lazer da Secretaria Municipal de Esportes de Betim (MG). Concluímos que esses profissionais são atores sociais no processo de constituição de políticas públicas embora exerçam pequeno poder de intervenção nas escolhas de uma gestão. Essa questão é justificada por uma série de fatores entre eles: a formação dos sujeitos, a ausência de concurso público para o setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcila Bretas Lopes, Secretaria Municipal Adjunta de Esportes da Prefeitura Municipa de Belo Horizonte

Bacharel e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação João Pinheiro- MG e mestre em Lazer pela UFMG. Atualmente ocupa o cargo de Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e atual como docente do ensino superior no Instituto Metodista Izabela Hendrix (MG).

Helder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenador do Programa de Mestrado em Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Editor da Revista Licere.

Downloads

Publicado

2011-12-04

Edição

Seção

Artigo Original