O LAZER NA POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p103-116

Autores

  • Sheylazarth Presciliana Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i1.5069

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar como o lazer é tratado no currículo da formação dos profissionais do Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério de Esportes. Como metodologia utilizamos a combinação das pesquisas bibliográfica, documental e a de campo que teve como instrumento entrevistas semi-estruturadas com os 2 gestores dos processos de formação do PST. Os documentos levantados e analisados foram os livros utilizados na formação dos profissionais do PST. Identificamos que o lazer é trabalhado nesse currículo desde 2003 embora só seja considerado um conteúdo programático a partir de 2009. Quanto as concepções de lazer presentes nos documentos destacamos que não possuem uma mesma abordagem o que gera um descompasso no trabalho com o lazer. Entre os saberes selecionados destacamos as perspectivas que o relacionam a uma visão de mercado, que tem como ênfase o consumo de práticas culturais, e entendimento do lazer com direito social que deve ser garantido a população. Por fim, as metodologias encontradas para trabalhar o lazer identificadas foram o Projeto Recreio nas Férias, a tecnologia educacional denominada de Animação Cultural e o trabalho com a concepção de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheylazarth Presciliana Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos do Lazer - UFMG. Mestre em Estudos do Lazer - UFMG. Especialista em Educação Física Escolar - Universidade Gama Filho. Graduada em Educação Física - UFMG. Formadora de agentes sociais do Programa Esporte e Lazer na cidade - PELC - Ministério do Esporte. Docente do curso de Educação Física da Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM e na Fundação Helena Antipoff - UEMG.

Helder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenador do Programa de Mestrado em Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Editor da Revista Licere.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Edição

Seção

Artigo Original