O MULTICULTURALISMO E OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p163-176

Autores

  • Helder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais
  • Clarice Noronha Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo de Oliveira Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i2.3862

Resumo

Nos últimos anos visualizamos um crescimento nas iniciativas referentes aos cursos de graduação em Educação Física no Brasil. Para tanto, o debate acadêmico sobre a temática teve uma ampliação significativa, possibilitando reflexões sobre diferentes perspectivas de currículo e de Educação Física. Nesse contexto, o multiculturalismo é apresentado como uma possibilidade de debates e ações no interior dos currículos, pois aborda a questão da pluralidade cultural tendo como ponto de partida a transformação dos espaços sociais. Dessa forma, esse texto tem como objetivo discutir os limites e possibilidades da construção de currículos multiculturais no campo da Educação Física. Foi possível perceber que as questões do multiculturalismo ainda não são uma realidade na maioria dos cursos de graduação em Educação Física brasileiros e quando presente ainda é de modo esporádico e pouco sistemático, a partir de iniciativas pessoais de alguns professores. Além disso, começa a ter um pouco mais de visibilidade a pesquisa sobre esta temática no interior desse campo, a partir do desenvolvimento de pesquisas sobre etnias, gênero, religiões, dentre outras temáticas ligadas ao multiculturalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Pós Doutorando da Faculdade de Educação da UFRJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenador do Programa de Mestrado em Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Editor da Revista Licere.

Clarice Noronha Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Formação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharelanda em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação profissional em Lazer.

Rodrigo de Oliveira Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física (2008). Mestrando em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Lazer pela UFMG. Atua como Docente na Universidade Presidente Antônio Carlos no curso de Educação Física. Professor de Educação Física do Colégio Millenium Rede Promove. Tem experiência na área escolar, lazer / recreação, natação, hidroginástica e atividades para terceira idade com ênfase em corporeidade e ludicidade, atuando principalmente no seguinte tema: colônias de férias, lazer/recreação, Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

2013-03-18

Edição

Seção

Artigo de Revisão