DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO FOCADA NO EQUILÍBRIO POSTURAL, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E INTERVENÇÕES

Autores

  • Estele Caroline Welter Meereis Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Fernando Cuozzo Lemos Universidade de Brasília / Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriel Ivan Pranke Universidade Federal de Santa Maria
  • Rudi Facco Alves Universidade Federal de Santa Maria
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Bolli Mota Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v19i1.1377

Resumo

O equilíbrio postural é base para todos os movimentos, sendo influenciado pelos sistemas sensoriais: visual, vestibular e proprioceptivo. Portanto, a privação de algum desses sistemas, como no caso da deficiência visual, poderá trazer consequências importantes para o equilíbrio postural e consequentemente para o desenvolvimento motor. O objetivo do estudo foi analisar a influência do sistema visual no equilíbrio e no desenvolvimento motor, bem como os métodos de intervenção utilizados diante da deficiência visual. Foi realizada uma busca bibliográfica utilizando os termos: cegueira, equilíbrio postural, desempenho motor, fisioterapia, blindness, postural balance, psychomotor performance, physical therapy., nas bases de dados SCIENCE DIRECT e SCIELO . Foram incluídos artigos indexados entre 1990 e 2010. Os estudos remetem que a percepção visual é uma função complexa e importante para a coordenação motora e equilíbrio postural, os quais são altamente prejudicados na deficiência visual. Para minimizar os prejuízos decorrentes, são sugeridas intervenções utilizando a fisioterapia (método de estimulação precoce), equoterapia e dança. Foram encontradas associações positivas entre as diferentes práticas de intervenção e melhora no equilíbrio postural e desenvolvimento psicomotor de deficientes visuais, porém a confirmação dos resultados ficou limitada devido às amostras serem pequenas. Sugere-se, a realização de estudos com tamanho maior de amostra e com a utilização de testes equivalentes, possibilitando analisar quais os métodos que oferecem maiores benefícios aos deficientes visuais.

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Biografia do Autor

Estele Caroline Welter Meereis, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria; Especializanda em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde - UFSM

Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Universidade de Brasília / Universidade Federal de Santa Maria

Diomecânica

Gabriel Ivan Pranke, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana. Universidade Federal de Santa Maria/Santa Maria/Rio Grande do Sul

Rudi Facco Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana. Universidade Federal de Santa Maria/Santa Maria/Rio Grande do Sul

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana. Doutoranda em Engenharia de Produção - Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina/ Florianópolis/ Santa Catarina. Bolsista CNPq

Carlos Bolli Mota, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria/ Santa Maria/ Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas da Universidade Federal de Santa Maria/ Santa Maria/ Rio Grande do Sul

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Publicado

2011-05-05

Edição

Seção

Artigo de Revisão