DESEMPENHO MOTOR E SUA RELAÇÃO COM O BULLYING ESCOLAR EM CRIANÇAS EM CONTEXTO DE ALTA VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Marcela Almeida Zequinão Universidade do Minho - UM
  • Pâmella de Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC
  • Priscilla Geraldine Wittkopf University Leeds - UK
  • Beatriz Pereira Oliveira Universidade do Minho
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

O sucesso nas atividades físicas e o envolvimento em esportes em idade escolar, são responsáveis pelo aumento da popularidade. No entanto, o contrário também é verdadeiro, sendo que crianças com menores níveis habilidades motoras tendem a ter menos amigos, são rejeitadas pelos pares, são menos convidadas para brincar e participar de jogos, além de serem mais propensas a sofrerem de depressão e serem intimidados na escola Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o desempenho motor e os papéis de participação no bullying escolar de crianças em situação de alta vulnerabilidade social da grande Florianópolis - SC. Participaram 126 crianças, com idades entre 8 e 10 anos (X=9,38, SD=, sendo 57 meninos e 69 meninas. Para avaliar o desempenho motor, utilizou-se o Test of Gross Dvelopment - TGMD-2. Para descrever os papéis no bullying escolar segundo a auto percepção dos participantes, utilizou-se o Questionário de Olweus, já para a percepção dos colegas, utilizou-se a Escala Sócio Métrica. Não foi encontrada relação entre o desempenho motor e o envolvimento no bullying escolar, tanto nos papéis assumidos pela auto percepção dos participantes, quanto pela indicação dos colegas. Acredita-se que o baixo desempenho motor por parte da maioria dos participantes deste estudo fez com que os alunos não se diferenciassem entre os papéis de participação no bullying, tornando-se um grupo homogêneo no que tange a variável desempenho motor. Diante disso, sugere-se que novos estudos sejam conduzidos para verificar se os fatores de risco presentes em comunidades de alta vulnerabilidade social podem contribuir, de fato, para um pior desempenho motor, tornando-as ainda mais importantes para a compreensão do bullying escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Almeida Zequinão, Universidade do Minho - UM

Doutora em Estudos da Criança com Especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação na Universidade do Minho. Departamento de Educação Física http://lattes.cnpq.br/1937309638010989

Pâmella de Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC Doutoranda em Ciências do movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC Departamento de Ciências da Saúde http://lattes.cnpq.br/1836757514658671

Priscilla Geraldine Wittkopf, University Leeds - UK

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC Doutoranda em Rehabilitation and health Sciences Leeds Beckett University Leeds Uk Departamento de Fisioterapia http://lattes.cnpq.br/8187765739874080

Beatriz Pereira Oliveira, Universidade do Minho

Professora Ph.D do Instituto de Educação da Universidade do Minho - Portugal Departamento de Educação Física http://lattes.cnpq.br/6143064143846471

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor Ph.D do Programa de Pós graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Departamento de Ciências da Saúde ttp://lattes.cnpq.br/3652915478113832

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo Original